Nesta terça-feira (21), o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de Mato Grosso do Sul (SINPRF/MS), Wanderley Alves dos Santos, foi entrevistado pelo JD1 e falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que sugere alterações significativas na estrutura e atuação da PRF.
Segundo Wanderley, entre os pontos mais controversos está a mudança do nome da corporação, que passaria a se chamar Polícia Viária Federal (PVA).
A mudança de nomenclatura é vista por muitos como um desafio cultural e financeiro. Com mais de 400 unidades e 13 mil policiais no país, os custos para implementar a alteração seriam altos, além de significar uma possível perda de identidade organizacional.
Outro ponto de debate é a restrição de atribuições operacionais da PRF. A PEC amplia a base territorial para incluir hidrovias e ferrovias, mas utiliza o termo "patrulhamento", considerado impreciso e juridicamente debatível, no lugar de "policiamento".
Além disso, limita a atuação conjunta da PRF com outros órgãos, como o Ministério Público e forças-tarefa de combate ao crime organizado. Essas alterações podem impactar negativamente o trabalho da PRF, que registrou recordes em apreensões de drogas em 2023, totalizando mais de 850 toneladas, com cerca de 30% dessas apreensões realizadas no Mato Grosso do Sul.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mulher fica em estado grave ao ser esfaqueada várias vezes no Parque do Lageado

Homem tem crânio exposto ao ser espancado por dívida de drogas no Santa Emília

Motociclista de aplicativo é esfaqueado em tentativa de assalto no Lageado

Droga avaliada em R$ 11 milhões é apreendida em Nova Andradina

Homem é ameaçado por cafetão após 'faltar' a encontro com garota de programa na Capital

Família escapa ilesa de capotamento causado por buraco na pista da MS-338

Trabalhador rural fica ferido após acidente com disco de corte em fazenda do Pantanal

Jovem foi torturado antes de ter os órgãos arrancados e ser decapitado em aldeia de Paranhos

Colisão frontal deixa motorista ferido na MS-134
