Menu
Menu
Busca terça, 17 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Política

Audiência sobre Santa Casa é marcada por acusações e acaba sem resultado

28 abril 2011 - 06h05CG News

Marcada pela troca de acusações e pela falta de propostas concretas para os problemas da Santa Casa, a audiência pública proposta pela Câmara Municipal de Campo Grande nesta quarta-feira terminou como começou: sem resultado.

Uma das discussões durante a audiência foi sobre a decisão do juiz Amaury Kuklinski, que se mostrou contrário à intervenção no maior hospital de Mato Grosso do Sul e afirmou que a fiscalização da Santa Casa cabe ao Tribunal de Contas do Estado, e não ao poder Judiciário.

Para o secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina – que se limitou a comentar muito pouco sobre a audiência – a intervenção deve respeitar decisão final do Tribunal de Justiça, que mantém o hospital sobre administração pública até 2013.

No entanto, o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Levi Teslenco, exemplificou como a real proprietária da Santa Casa enxerga a intervenção.

“Isso é um barco, onde todos estão pulando fora. O Ministério Público já saiu, depois a União, o Estado já disse que não opina nada e agora o município e até o Judiciário não querem se envolver. E o barco vai continuar abandonado”, disse Teslenco.

A tônica do discurso da ABCG remete à 2005, com números e situações de seis anos atrás, quando a intervenção na Santa Casa teve início.

No entendimento da promotora Cristiane Amaral Cavalcante, da promotoria de Patrimônio Público do MPE (Ministério Público Estadual), a Santa Casa necessita de setor de regulação para as áreas de urgência e emergência, além de serem claros os problemas de gestão.

“É preciso saber quem são os fornecedores, quanto se gasta. Se a Santa Casa for transformada em fundação, a fiscalização seria mais rigorosa, pois o MP emite um certificado de regularidade após a prestação anual de contas”, comenta Cristiane.

Outro ponto destacado pela promotora é que não falta recursos para o hospital. “Se há desvio, é possível a abertura de investigação por improbidade administrativa”, afirmou.

Rebatendo as críticas, o secretário municipal de Saúde confirmou que o setor de regulação da Santa Casa funciona normalmente, mas que as críticas expostas pela mídia prejudicam a imagem do hospital. “É desestimulante até para o paciente”, disse Mazina.

O secretário completou que a salvação da Santa Casa não será feita por uma única pessoa, mas “por todos os 775 mil habitantes de Campo Grande. A intervenção melhorou a contabilidade do hospital, mas ainda falta recurso”, reclamou.

Fora os componentes da mesa da audiência pública, apenas quatro pessoas estavam presentes no plenário da Câmara, onde foi realizado o debate. Os integrantes do MP deixaram a reunião antes do final, causando desconforto nos presentes.

Uma das quatro pessoas presentes à audiência era Cleonice Alves, presidente do Conselho Local de Usuários da Santa Casa. “A audiência foi mal divulgada, ninguém sabia. Por isso, foi frustrante”, alega Cleonice.

Esta foi a terceira audiência proposta pela Câmara de Vereadores. Loester Nunes (PDT), presidente da Comissão de Saúde na Casa de Leis, irá propor a criação de uma outra comissão, especialmente designada para cuidar da Santa Casa.

Com informações do jornal Campo Grande News.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governador e ministros autorizam oficialmente o começo das obras de expansão -
Cidade
Expansão de aeroportos irá "mudar a realidade aeroviária", diz Riedel
Foto: Wagner Guimarães
Política
Deputados analisam projeto para diminuir multa relacionada ao ICMS
Agência do Detran, em Campo Grande
Política
Projeto de Lei que extingue vistoria veicular obrigatória preocupa especialistas
Evento de construção civil ocorreu em Curitiba, no Paraná
Política
Governador de Santa Catarina faz piada com separatismo: "O Sul é nosso país"
Deputado federal Dagoberto Nogueira
Política
Emenda federal de R$ 500 mil é enviada para suprir recursos em Campo Grande
Lula durante evento O Brasil Dando a Volta Por Cima
Política
Lula vai ao Canadá para o G7, que tratará da segurança energética
Desembargador Carlos Eduardo Contar
Política
Pela 1ª vez, Coptrel tem presidência de sul-mato-grossense
Imagem mostra o momento em que os mísseis do Irã atingem a capital de Israel, Tel Aviv
Internacional
Senado articula envio de avião da FAB para repatriar brasileiros em Israel; três são de MS
Carla Zambelli (PL)
Política
PF localiza Carla Zambelli na Itália e aguarda decisão sobre extradição
Israel atacou o Irã na quinta-feira
Política
Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

Mais Lidas

Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Polícia
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025