O deputado estadual Coronel David oficializou, novamente, nesta quinta-feira (11) o corregedor e ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Felipe Salomão, sobre o excesso de prazo no inquérito dos conselheiros afastados do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).
No ofício, Coronel David questiona a competência dos auditores fiscais substitutos no exercício da função de conselheiros, ressaltando que o TCE-MS possui sete conselheiros, dos quais três estão afastados desde dezembro de 2022.
“Existe uma insatisfação grande da população e a imprensa nos cobra respostas e iniciativas para a resolução da questão”, explicou.
Presidente da comissão temporária que acompanha o inquérito, o deputado apontou que existem inúmeras reclamações das prefeituras sobre os julgamentos de contas realizados pelos auditores fiscais, o que “gera uma grande insegurança jurídica” sobre a competência dos substitutos.
Outro ponto de insatisfação levantado por Coronel David é que os inquéritos ainda não foram recebidos e que o julgamento sobre o recebimento, ou não, do processo contra o Conselheiro Ronaldo Chadid já foi adiado sete vezes.
O deputado ainda lembrou que a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) está conduzindo estudos técnicos para a elaboração de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permitirá o impeachment de conselheiros do TCE/MS em certos casos.
“Essa proposta visa conceder plenos poderes ao Legislativo Estadual para propor o processo de impeachment de conselheiros do TCE/MS em caso de crime de responsabilidade”, explicou.
“Reforçamos a necessidade de celeridade no julgamento dos processos para garantir a estabilidade jurídica e a confiança da população nas instituições públicas”, finalizou o deputado.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Carlos Bolsonaro renúncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador

"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB

Vereadores analisam proposta que proíbe suspensão de água a famílias com acamados

Deputados votam redação final do orçamento de 2026 para Mato Grosso do Sul

CCJ da Câmara aprova relatório para cassação do mandato de Carla Zambelli


Deputado estadual Coronel David (PL) (Foto: Divulgação)




