O deputado estadual Coronel David oficializou, novamente, nesta quinta-feira (11) o corregedor e ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Felipe Salomão, sobre o excesso de prazo no inquérito dos conselheiros afastados do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).
No ofício, Coronel David questiona a competência dos auditores fiscais substitutos no exercício da função de conselheiros, ressaltando que o TCE-MS possui sete conselheiros, dos quais três estão afastados desde dezembro de 2022.
“Existe uma insatisfação grande da população e a imprensa nos cobra respostas e iniciativas para a resolução da questão”, explicou.
Presidente da comissão temporária que acompanha o inquérito, o deputado apontou que existem inúmeras reclamações das prefeituras sobre os julgamentos de contas realizados pelos auditores fiscais, o que “gera uma grande insegurança jurídica” sobre a competência dos substitutos.
Outro ponto de insatisfação levantado por Coronel David é que os inquéritos ainda não foram recebidos e que o julgamento sobre o recebimento, ou não, do processo contra o Conselheiro Ronaldo Chadid já foi adiado sete vezes.
O deputado ainda lembrou que a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) está conduzindo estudos técnicos para a elaboração de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permitirá o impeachment de conselheiros do TCE/MS em certos casos.
“Essa proposta visa conceder plenos poderes ao Legislativo Estadual para propor o processo de impeachment de conselheiros do TCE/MS em caso de crime de responsabilidade”, explicou.
“Reforçamos a necessidade de celeridade no julgamento dos processos para garantir a estabilidade jurídica e a confiança da população nas instituições públicas”, finalizou o deputado.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Gianni Nogueira mantém conversas polÃticas e não descarta mudança de partido

Assembleia vota projeto que cria 302 cargos no Judiciário de MS

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvio de emendas

Haddad indica secretário-executivo para assumir Ministério da Fazenda

Zé Teixeira pede recursos federais para obras em Nova Alvorada do Sul e JateÃ

MDB amplia base e recebe 30 novos filiados da juventude

Prazo de desincompatibilização para eleições de 2026 termina em abril

Criminalizar jornalistas é erro jurÃdico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ

Câmara vota vetos da prefeitura a emendas no Orçamento e no PPA

Deputado estadual Coronel David (PL) (Foto: Divulgação)



