A deputada federal por Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT/MS), protocolou na última sexta-feira, 27, o Projeto de Lei nº 5235/23, com o objetivo de tornar mais rígida a legislação brasileira referente ao tráfico de animais silvestres. A proposta visa alterar o artigo 29 da Lei 9.605, de 1998, buscando facilitar a punição e aumentar as penas para aqueles envolvidos nesse crime.
“Diante deste cenário, a proposta de alteração no art. 29 da Lei nº 9.605, de 1998, tem o condão de aumentar a pena para aqueles que lesam a fauna silvestre visando auferir vantagem econômica assim como, adequação na estrutura do artigo e inserção de novos verbos para a conduta danosa”, destacou a parlamentar em sua justificativa.
O artigo 29 da Lei 9.605 atualmente estabelece punições para quem comete ações como matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização. O novo projeto de lei expande o escopo, acrescentando atividades como conduzir, receber, guardar, ocultar e manter em cativeiro ou depósito animais silvestres. Além disso, a proposta também aborda a questão de produtos derivados desses animais.
Uma das mudanças mais significativas propostas pelo PL é o aumento das penas de reclusão, que passariam a variar de dois a cinco anos, juntamente com a aplicação de multas.
Jara destacou ainda na justificativa que os crimes descritos no artigo 29 da Lei 9.605, de 1998, que têm a intenção de obter vantagens econômicas, passariam a ser punidos com reclusão e pena máxima de cinco anos, estando em conformidade com outros crimes mais graves previstos na mesma lei.
Atualmente, o projeto de lei proposto pela deputada está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para avançar no processo legislativo.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estudo aponta queda no debate político em grupos de WhatsApp

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda


Deputada Federal se colocou a disposição como (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)




