Seis proposições foram apreciadas pelos parlamentares da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (5). Foram cinco projetos aprovados em primeira discussão e um em segunda discussão. Todos são de autoria do Poder Executivo.
Primeira discussão
Projeto de Lei Complementar 17 de 2024 altera a Lei Orgânica da Polícia Civil. As modificações tratam do ingresso na corporação, da investigação social e do ressarcimento com os custos do curso de formação.
Projeto de Lei 264 de 2024 visa coibir práticas abusivas e/ou violentas nas unidades escolares, além de favorecer a apuração pedagógica e criminal de casos de indisciplinas e/ou de condutas ilícitas, foi retirado da pauta de votação após pedido de vista.
Projeto de Lei 272 de 2024 reorganiza o FIS (Fundo de Investimentos Sociais), em razão da reforma tributária promovida por meio da Emenda Constitucional 132 de 2023, que extinguirá o ICMS e ISS, os substituindo pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
Projeto de Lei 273 de 2024 tem a finalidade de ampliar as competências da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde), permitindo administrar outros estabelecimentos de saúde públicos estaduais. Promove ainda a integração com instituições de ensino superior para capacitação profissional.
Projeto de Lei 274 de 2024 institui o Fundo do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado de Mato Grosso do Sul, que será destinatário das contribuições dos militares e de seus pensionistas ao Sistema de Proteção Social, bem como custeará os proventos de inatividade e de pensão dos militares estaduais.
Segunda discussão
Projeto de Lei 244 de 2024 dispõe sobre medidas de incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, cria o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e o institui Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gerson Claro é convidado para a abertura do "Jubileu das Autoridades"

Governo propõe doação de terreno para moradias na Comunidade Tia Eva

Em Nova Iorque, Riedel participa de evento de bioenergia para atrair investimentos

Lula irá ao velório de Pepe Mujica no Uruguai

Sefaz poderá ser responsável pela isenção de ICMS aos templos religiosos

Lula diz que pedirá a Putin que sente à mesa com Zelensky

Deputado pede esclarecimentos sobre o concurso da Polícia Civil de MS

Agricultores familiares inadimplentes têm até 30 de maio para renegociar dívidas

Após cirurgia bem-sucedida, Camila Jara iniciará tratamento do câncer
