Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Política

Deputados de MS aprovam incorporação de benefício à Polícia Civil

Parlamentares aprovaram sete propostas na última sessão de novembro, realizada nesta quinta-feira (28)

28 novembro 2024 - 13h50Brenda Leitte, com ALEMS

Durante a última sessão de novembro, realizada nesta quinta-feira (28), os parlamentares da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) aprovaram sete propostas em primeira discussão e uma em segunda.

Segunda discussão

Por maioria, foi aprovado em segunda discussão, está prevista apreciação do Projeto de Lei 260/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação de dispositivo da Lei 1.152, de 21 de junho de 1991, que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul. A matéria obteve pareceres favoráveis da Comissão de Serviços Públicos, Obras, Transportes, Infraestrutura e Administração e da Comissão de Saúde. Vai ao expediente para sanção governamental.

Primeira discussão

De autoria do Poder Executivo foram aprovadas seis propostas em primeira discussão, que seguem para análise das comissões de mérito:

Projeto de Lei Complementar 14/2024, que acrescenta dispositivo à Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005, e institui o abono salarial, nos termos que especifica, e dá outras providências, no que tange incorporar o auxílio-alimentação ao salário. “Uma conquista à Polícia Civil, por intermediação da ALEMS, um início de um reconhecimento às categorias”, comemorou Caravina (PSDB).

Projeto de Lei Complementar 15/2024, que altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei Complementar 87, de 31 de janeiro de 2000, que dispõe sobre o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências, visando atender as necessidades da estrutura educacional, aprimorando cargos, regramentos de conduta e convocação.

Projeto de Lei Complementar 16/2024, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 230, de 9 de dezembro de 2016, nos termos que menciona, e dá outras providências, visando adequar o quantitativo de cargos de auditor fiscal no Estado.

Projeto de Lei 261/2024, que acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei 4.991, de 7 de julho de 2017, que autoriza a AGEHAB (Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul) a doar, com encargo, lotes de terreno de sua propriedade a beneficiários do Programa de Produção e Adequação Habitacional Integrada e Fomento ao Desenvolvimento Urbano do Estado, no que tange estabelecer que os usuários deverão usar exclusivamente para moradia por dois anos, sob pena de devolução automática para a Agehab. 

Projeto de Lei 262/2024, que acrescenta e altera a redação de dispositivos da Lei nº 5.143, de 27 de dezembro de 2017, nos termos que menciona, e dá outras providências, trata de doação de imóvel de habitação social pela Agehab. Segundo justificativa, a matéria envolve o âmbito do Minha Casa Minha Vida, no município de Dourados, com autorização para novo chamamento público e readequação de disposições legais.

Já o Projeto de Lei 265 de 2024 foi aprovado por maioria e dispõe sobre a autorização de concessão de benefício fiscal com fundamento na Lei Complementar Estadual nº 93, de 5 de novembro de 2001, e na Lei Estadual nº 4.049, de 30 de junho de 2011, aos estabelecimentos e às operações que especifica, e dá outras providências, no que tange conceder benefícios fiscais a indústrias do ramo alimentício, com a justificativa do Governo do estímulo a criação de emprego e renda.

Por fim, os deputados ainda aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 266 de 2024, do Poder Judiciário, que modifica o § 2° do art. 21 da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994 - Código de Organização e Divisão Judiciárias. A intenção, segundo justificativa, é organizar secretarias, ampliando de dois para três os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, devido a alta demanda de processos. Também segue para análise das comissões de mérito.

Três outros estavam previstos na pauta, mas foram retirados a pedido da Mesa Diretora: Projeto de Lei 238/2024, de autoria do Tribunal de Contas, Projeto de Lei 257/2024 e Projeto de Lei 264/2024, ambos do Executivo.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente nacional do PT, Edinho Silva
Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carlos Bolsonaro
Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro
Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE
Política
Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025
Ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.
Política
Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal
Casal Trutis -
Justiça
TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha
Posse do governador Eduardo Riedel em 1º de janeiro de 2023
Política
MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador
Deputado Paulo Duarte
Política
"Cenário é indefinido", Paulo Duarte critica incertezas e avalia saída do PSB

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira