Os deputados estaduais devem apreciar e votar nesta terça-feira (12), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em segunda discussão, o Projeto de Lei 199/2024, do Poder Judiciário com alteração no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário do Estado.
O texto objetiva adequar o quadro de funções ao que já é adotado em outros Tribunais pelo Brasil e delimitar a função de confiança que desempenha o trabalho de secretariado nas sessões de Julgamento do Poder Judiciário, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça aprovou a criação do Secretário de Câmara.
Atualmente o assessor técnico de diretoria desempenha o trabalho de secretariado nas sessões, mas em razão de confusões sobre as responsabilidades do cargo, a nova função foi criada, com a mesma remuneração da que já é exercida a esses profissionais. "As atuais 9 (nove) funções ocupadas de Assessor Técnico de Diretoria, PJFC-6, ficam transformadas, sem aumento de despesa, em 9 (nove) funções de Secretário de Câmara, PJFC".
Ordem do Dia
Em segunda discussão serão votados três projetos de lei. O Projeto de Lei 129/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), obriga as operadoras de planos de saúde, que atuem no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a informar aos usuários sobre o descredenciamento de hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e assemelhados, bem como sobre novos credenciamentos.
De acordo com o texto essa comunicação deve ocorrer por meio eletrônico ou impresso, no prazo máximo de 30 dias, devendo também ser indicada expressamente no guia médico anual, garantindo maior transparência e segurança aos usuários de planos de saúde no Estado de Mato Grosso do Sul. .
Os deputados apreciarão dois projetos de lei do Poder Executivo: O Projeto de Lei 182/2024 ratifica o acréscimo de dispositivo ao Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, ratificado e publicado com a Lei nº 4.755, de 5 de novembro de 2015.
E o Projeto de Lei 188/2024 autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual a doar, com encargos, ao Município de Amambai-MS, o imóvel de sua propriedade que especifica, e dá outras providências.
Em primeira discussão será apreciado o Projeto de Lei 215/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que inclui no Calendário de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual da Mulher Instrumentista. A iniciativa busca reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres que se destacam no campo da música instrumental.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Riedel evita antecipar debate eleitoral e fala em foco na gestão

Câmara encerra ano legislativo com votação de pacote de projetos

Senado aprova redução de penas para envolvidos no 8 de Janeiro

ALEMS apresenta balanço das atividades legislativas de 2025

PF pede mais tempo para concluir perícia de Augusto Heleno

Relator muda texto do PL da Dosimetria para limitar alcance

Tribunal de Contas aponta que prefeita tem poder excessivo para definir gratificações salariais

Após identificar falhas, TCE cobra transparência total da "folha secreta" em Campo Grande

Deputado estadual Neno Razuk é condenado por crimes ligados ao jogo do bicho em MS


Foto: TJMS 



