Menu
Menu
Busca quarta, 18 de junho de 2025
Política

Em discurso, Antonio Russo defende prioridade nas medidas de controle sanitário para combater aftosa

20 setembro 2011 - 17h37Assessoria

O senador Antonio Russo (PR-MS) demonstrou preocupação com a descoberta de foco de febre aftosa no Paraguai. Durante discurso proferido no Plenário do Senado, nesta segunda-feira (19), Russo defendeu monitorado constante das fronteiras a fim de coibir o risco de contaminação do gado brasileiro.

Ele afirmou ser favorável à criação de uma força tarefa tripartite entre Brasil, Paraguai e Argentina para combater a Aftosa, conforme tem defendido a Secretária de Produção e Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa. "Outra ação que acredito ser fundamental é a manutenção do exército brasileiro na nossa fronteira para impedir a entrada de gado clandestino no Brasil", defendeu.

O senador informou que o Mato Grosso do Sul tem o segundo maior rebanho bovino nacional, com 22 milhões de cabeças de gado. Russo também elogiou a atuação da Secretária Tereza Cristina, que anunciou no início do ano o reconhecimento de MS como área livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal. "Não podemos agora, diante desta ameaça no Paraguai e por falta de prioridade nas medidas de controle sanitário, perder esta grande conquista para o Mato Grosso do Sul", afirmou.

Antonio Russo demonstrou solidariedade ao país vizinho e ainda defendeu uma ação efetiva do governo brasileiro em relação ao controle sanitário. "Precisamos dar apoio ao Paraguai, que tem na exportação de carnes uma das suas principais fontes de divisas. Mas é imprescindível também estarmos alertas para impedir a proliferação da aftosa em nosso território", finalizou.

Aftosa no Paraguai

O Paraguai decretou situação de emergência sanitária por causa de um foco de febre aftosa detectado em fazenda no Departamento de San Pedro, há cerca de 150 km da fronteira com o Mato Grosso do Sul. Mais de oitocentas cabeças de gado serão sacrificadas e o país vai suspender a exportação de carnes por dois meses.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agência do INSS
Política
Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS
O Fórum funcionará como um espaço permanente de diálogo entre a União e os entes locais
Política
Fórum de Gestores Federais é instalado em MS com coordenação de Tiago Botelho
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda fim da gastança com cargos comissionados na Câmara de Ponta Porã
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Política
Deputados votam protocolo "Não é Não" para proteger mulheres em casas noturnas
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Simone diz priorizar Ministério e decisão sobre o Senado ficará para outubro
Plenário da Câmara Municipal
Política
Câmara de CG recebe Fórum do Governo Federal com agenda para 2050
Deputado Paulo Duarte lamenta acidente que matou duas pessoas e deixou uma criança gravemente ferida na BR-262
Política
Deputado cobra instalação de balanças na BR-262 após acidente fatal
Números de telefone foram disponibilizados para brasileiros entrarem em contato
Política
Itamaraty reforça alerta para viagens a Israel e coordena evacuação de brasileiros retidos no país
Senadora Soraya Thronicke
Política
Soraya apresenta proposta para cadastro que permitirá bloqueio de apostadores online
Governador e ministros autorizam oficialmente o começo das obras de expansão -
Cidade
Expansão de aeroportos irá "mudar a realidade aeroviária", diz Riedel

Mais Lidas

Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Polícia
JD1TV: Jovem tem cabeça decepada após negar pedido de namoro de idoso
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025
Revólver que estava na posse de Willian
Polícia
Morto em confronto com a PM planejava usar arma para matar o tio em Campo Grande