O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Gerson Claro, defendeu, neste domingo (06) de eleições, a unificação do calendário eleitoral no Brasil, argumentando que isso traria benefícios significativos para a democracia e a administração pública.
Ele destacou que a transparência assegurada pelas urnas eletrônicas minimiza os riscos de fraudes no processo eleitoral. Atualmente, duas propostas de emenda constitucional estão em tramitação no Congresso Nacional para unificar as eleições de vereadores, deputados e o Presidente da República, com a implementação prevista para 2028.
Gerson apontou que essa unificação poderia não apenas reduzir custos, mas também evitar a "perenidade eleitoral", onde um ciclo eleitoral se sucede rapidamente ao outro, dificultando o planejamento administrativo. Ele ressaltou que a estimativa de custo das eleições deste ano é de cerca de R$ 11 bilhões aos cofres públicos, sublinhando a importância de discutir e implementar mudanças que tornem o processo eleitoral mais eficiente e menos oneroso.
Ele também mencionou que, durante os anos eleitorais, há restrições na transferência de recursos, o que impacta a a governabilidade. Gerson também citou a experiência de 1986, quando ocorreu uma eleição unificada para as esferas municipal, estadual e federal, como um exemplo positivo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TCE julga irregulares contas da Câmara de Campo Grande de 2016 e multa João Rocha

PX, ex-policial militar, perde salário de quase R$ 20 mil

Vander lança candidatura à presidente do PT-MS neste sábado

Proposta cria o Dia Estadual da Mulher Instrumentista

Gerson Claro é convidado para a abertura do "Jubileu das Autoridades"

Governo propõe doação de terreno para moradias na Comunidade Tia Eva

Em Nova Iorque, Riedel participa de evento de bioenergia para atrair investimentos

Lula irá ao velório de Pepe Mujica no Uruguai

Sefaz poderá ser responsável pela isenção de ICMS aos templos religiosos
