Menu
Menu
Busca segunda, 23 de março de 2026
Gov IPVA Mar26
Política

Haddad lançará plataforma de investimentos verdes, em Washington

Capital norte-americana sedia 4ª reunião de ministros do G20

20 outubro 2024 - 17h15Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O lançamento de uma plataforma para dinamizar os investimentos internacionais em economia verde (investimentos em projetos ambientais e sociais) será o destaque da viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Washington. O ministro também fará um anúncio sobre financiamentos de projetos de enfrentamento às mudanças climáticas.

Haddad, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viajarão a Washington para participar das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, de terça-feira (22) a quinta-feira (24).

Paralelamente, ocorrerá na capital norte-americana a quarta reunião de ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana.

Esta será a última reunião de ministros das Finanças e dos presidentes dos Bancos Centrais, antes da reunião de cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil exerce a presidência do grupo até 30 de novembro, com a África do Sul assumindo a presidência em dezembro.

O lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica está previsto para a próxima quarta-feira (23), às 9h (horário de Washington, 10h em Brasília). O evento também terá a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

No mesmo dia, Haddad presidirá uma mesa de discussão do FMI sobre dívida global soberana. Em junho, o ministro participou, no Vaticano, de uma conferência sobre a dívida pública de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento com os juros altos nos Estados Unidos. Em seguida, o ministro participará de encontros fechados do Banco Mundial e do FMI.

Um dia antes, na terça-feira (22), Haddad terá uma reunião bilateral com Ajay Banga, presidente do Banco Mundial. Um dos temas a serem discutidos será o Fundo Internacional para a Preservação de Florestas, proposto pelo Brasil no ano passado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai. Existe a possibilidade de que a ministra Marina Silva também participe do encontro.

Agências de risco - No mesmo dia, o ministro se encontrará com representantes da agência de classificação de risco Fitch Ratings. No fim de setembro, Haddad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se em Nova York com representantes de outras duas agências: a Standard & Poor’s e a Moody’s.

Na manhã de quinta-feira (24), os ministros das Finanças e os presidentes de Bancos Centrais discutirão a trilha financeira do G20. Os ministros farão um balanço dos 25 anos de existência da trilha, debatendo os avanços conquistados e as pautas para o futuro.

A semana de viagens terminará com um evento da Força-Tarefa de Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (TF-Clima) e uma reunião restrita do FMI com ministros de Finanças, em que o Fundo Monetário apresentará cenários econômicos globais.

Simone Tebet - Na terça-feira (22), a ministra Simone Tebet participa de almoço promovido pelo think tank (instituição que faz a ponte entre o conhecimento acadêmico e as políticas públicas) Atlantic Council. Com uma plateia de presidentes de empresas, executivos e associados, o evento discutirá as oportunidades e os desafios para a economia brasileira. Em seguida, a ministra falará sobre democracia e integração regional em evento promovido pela American University, em parceria com a Embaixada do Brasil.

Na quarta-feira (23), a ministra participa de painel promovido pelo Banco Mundial sobre Transição Alimentar Global e de reuniões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição em que Tebet representa o Brasil.

No último dia de viagem, Tebet tem um café da manhã com o Instituto Council of the Americas, que reúne empresários, investidores e executivos-chefes com foco na América Latina.

Em seguida, a ministra participa de almoço promovido pelo Banco Mundial sobre a iniciativa Amazônia Viva, que discutirá projetos e investimentos na Amazônia. Na sexta-feira (25), os ministros retornam ao Brasil.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bolsonaro segue internado
Política
PGR é favorável a prisão domiciliar para Bolsonaro
Governador integra abertura do evento - Foto: JD1
Política
Governador destaca impacto econômico e científico da COP15 em Mato Grosso do Sul
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
Política
Simone Tebet se filia ao PSB para disputar o Senado por São Paulo
Ministro Antonio Carlos Ferreira
Política
Corregedor nega produção antecipada de provas solicitada do PL contra desfile no Carnaval
Médica citou risco de morte ao transferir Bolsonaro para hospital
Política
Médica citou risco de morte ao transferir Bolsonaro para hospital
Reunião aconteceu nesta quinta-feira
Política
Paulo Duarte deixa presidência do PSB-MS e Ayache assume comando do partido
Imagem Ilustrativa
Política
Câmara aprova inclusão de homicídio vicário na Lei Maria da Penha
Novo ministro da Fazenda, Dario Durigan
Política
Lula confirma Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
 Jaime Verruck e Artur Falcette
Política
Adjunto ficará à frente da Semadesc com saída de Verruck
Cabine de eleição
Política
Ministério Público fará campanha contra assédio eleitoral neste ano

Mais Lidas

Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Brasil
Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Polícia
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Foto: PMCG
Cidade
Pré-selecionados do Residencial Jorge Amado devem entregar documentos na Emha
Ministro Antonio Carlos Ferreira
Política
Corregedor nega produção antecipada de provas solicitada do PL contra desfile no Carnaval