Menu
Menu
Busca sexta, 08 de maio de 2026
Saúde

Após articulação, MS entra em projeto piloto de vacinação contra chikungunya

Inclusão ocorreu após pedido técnico baseado em cenário de Dourados

23 março 2026 - 12h54Vinicius Costa

Mato Grosso do Sul foi incluído na estratégia piloto nacional de vacinação contra a chikungunya e deve receber doses do imunizante após articulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) junto ao Ministério da Saúde. A medida ocorre em meio ao avanço da doença, especialmente em Dourados, onde há maior impacto entre comunidades indígenas.

A inclusão do Estado foi viabilizada após envio de um pedido técnico fundamentado no cenário epidemiológico local. Antes mesmo da confirmação, a SES já havia estruturado um plano para atender aos critérios exigidos, como capacidade operacional e vigilância em saúde.

A vacina, já aprovada pela Anvisa, está em fase de monitoramento e vem sendo aplicada de forma controlada no país, dentro de um projeto piloto coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Butantan. A estratégia ainda é restrita a áreas selecionadas e deve ser ampliada gradualmente conforme os resultados.

Dourados aparece como área prioritária para o início da vacinação devido ao aumento de casos e à situação mais sensível em territórios indígenas. A definição dos locais segue critérios técnicos, como incidência da doença e estrutura da rede de saúde.

Equipes do Ministério da Saúde e do Instituto Butantan devem capacitar profissionais no Estado para início da aplicação das doses, inicialmente voltada à população indígena. A expectativa é que a experiência contribua para a expansão futura da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Insumos serão doados a famílias em MS
Saúde
Cruz Vermelha viabiliza envio de 200 mil insumos contra chikungunya para MS
USF Paulo Coelho Machado
Saúde
Paciente com diabetes e fibromialgia denuncia espera de dois meses por atendimento em USF da Capital
Navio saiu da Argentina para a Espanha
Saúde
Surto de hantavírus em cruzeiro leva Espanha a adotar quarentena rígida
Atendimento beneficiou pacientes de 11 municípios e contribuiu para a redução da fila de espera no SUS
Saúde
Mutirão reduz fila e realiza mais de 100 cirurgias de catarata em Três Lagoas
Fachada da Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
SES emite alerta para surto de meningite meningocócica em Mato Grosso do Sul
Foto: Ilustrativa / Rafael Nascimento / MS
Saúde
Governo Federal reforça saúde em MS com 67 veículos para levar pacientes a tratamentos
Imagens do relatório do CMS
Saúde
Prefeitura tenta privatizar a saúde enquanto contrato de R$ 34 milhões acumula falhas
Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya
Saúde
Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya
Caso aconteceu no Oceno Atlântico
Saúde
Três pessoas morrem em cruzeiro em meio a possível surto de hantavírus
Equipamento de radioterapia de última geração - Foto: Reprodução
Saúde
Hospital de Câncer Alfredo Abrão recebe equipamento de radioterapia de mais de R$ 10 milhões

Mais Lidas

Fachada da Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
SES emite alerta para surto de meningite meningocócica em Mato Grosso do Sul
Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Pedro Lucio Jesus de Oliveira, o 'Peu', em julgamento - Foto: Vinícius Santos
Justiça
'Peu' pega 14 anos de prisão por assassinato com foice em Campo Grande
Peu senta na cadeira dos réus para julgamento
Justiça
'Peu' encara júri após matar desafeto com golpes de foice em Campo Grande