O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, confirmou que a votação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul deve ser retomada no próximo dia 24. Segundo ele, o acordo pode abrir uma “grande janela de oportunidades” para o Brasil.
As declarações foram feitas nesta quarta-feira (11), após reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A expectativa era de que o texto fosse analisado na reunião de terça-feira (10), mas a votação foi interrompida após pedido de vista do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE).
De acordo com Nelsinho, será criado um grupo de trabalho para estudar medidas de proteção a produtores brasileiros que possam ser impactados pelo acordo. O grupo deve reunir técnicos do governo, integrantes do Senado e parlamentares da CRE.
“Não há outro caminho a não ser proporcionar condições favoráveis para que esse acordo, de uma vez por todas, possa entrar em vigor”, afirmou o senador.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS), que também participou da reunião, defendeu salvaguardas para produtores dos setores de vinho e leite. Ela destacou a competitividade do agronegócio brasileiro e dos países do Mercosul.
“O acordo, como um todo, eleva a régua e vai ser bom para o Brasil e para o setor agrícola a médio prazo”, disse.
O vice-presidente Geraldo Alckmin elogiou a criação do grupo de trabalho e afirmou que o acordo representa uma oportunidade de ampliar exportações e atrair investimentos.
“Algumas indústrias não sobrevivem sem o comércio exterior. O comércio exterior é emprego, renda e oportunidade. Estamos otimistas”, declarou.
O acordo entre Mercosul e União Europeia ainda depende de etapas de aprovação nos países envolvidos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Câmara de Campo Grande marca votação de nova lei do Prodes para a próxima quinta-feira

Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul

Câmara vota projeto que amplia divulgação no Portal da Transparência

Projeto cria lista pública de condenados por violência doméstica em MS

Cotada para vice de Flávio, Tereza Cristina diz que é cedo para confirmar articulação

Acordo entre Mercosul e União Europeia avança e pode beneficiar agro de MS

Alexandre Magno é homenageado na Assembleia após assumir vaga no CNMP

Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados

Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte


Senador Nelsinho Trad (Andressa Anholete/Agência Senado)



