Menu
Menu
Busca quinta, 10 de julho de 2025
Saúde TV

JD1TV: Médico alerta para riscos ocultos em quem pratica atividade física sem avaliação adequada

Dr. Cláudio Baisch afirmou que a avaliação médica preventiva é fundamental, especialmente para atletas amadores

06 junho 2025 - 17h30Carla Andréa

O programa Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira (6), trouxe uma conversa esclarecedora com o especialista em medicina do Exercício e Esporte, Dr. Cláudio Baisch, abordando a importância da medicina esportiva na prevenção de lesões e no cuidado integral da saúde de quem pratica atividades físicas.

O programa teve como foco alertar praticantes, especialmente os amadores, sobre riscos ocultos que podem passar despercebidos durante os treinos e competições. Dr. Cláudio reforçou que muitos desses riscos não apresentam sintomas evidentes, por isso a avaliação médica preventiva é fundamental.

“O ideal é que todo praticante de esporte, especialmente quem tem histórico de hipertensão, diabetes, tabagismo, estresse, má qualidade do sono ou idade acima de 45 anos, faça um check-up cardiológico pelo menos uma vez ao ano”, orientou o médico.

Ele explicou que fatores de risco cardiovasculares aumentam a chance de infarto ou angina, que muitas vezes são confundidos com sintomas comuns, como gastrite durante o esforço físico.

Além da saúde do coração, a entrevista também abordou a parte ortopédica. Segundo Dr. Cláudio, muitas lesões são causadas pelo aumento abrupto no volume ou intensidade dos exercícios.

“O erro mais comum é querer fazer tudo de uma vez. A pessoa que estava sedentária decide correr 10 km ou levantar muito peso de um dia para o outro, e isso pode causar lesões sérias”, alertou.

Outro ponto de destaque foram os chamados “atletas de fim de semana”, como jogadores ocasionais de futebol ou tênis. Mesmo considerados recreativos, esses esportes envolvem movimentos de alta intensidade e impacto, o que pode acarretar lesões agudas e crônicas, principalmente se a pessoa já tiver algum problema pré-existente.

Assista:

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

JD1TV: Viver ou sobreviver? Psiquiatra alerta para os perigos do "piloto automático"
Saúde TV
JD1TV: Viver ou sobreviver? Psiquiatra alerta para os perigos do "piloto automático"
JD1TV: Mudanças de hábitos podem impactar a saúde e os genes, diz psiquiatra
Saúde TV
JD1TV: Mudanças de hábitos podem impactar a saúde e os genes, diz psiquiatra
Julio Cesar Henrique
Saúde TV
JD1TV: Especialista aponta relação direta entre bem-estar e sucesso nas vendas
Nutricionista Simone Medeiros
Saúde TV
JD1TV: Nutricionista transforma trajetória de vida em missão pela saúde de crianças
JD1TV: Especialistas destacam relação direta entre saúde mental e doenças cardiovasculares
Saúde TV
JD1TV: Especialistas destacam relação direta entre saúde mental e doenças cardiovasculares
Silmara Medeiros
Saúde TV
JD1TV: Insônia atinge uma em cada três pessoas e pode ser sinal de problemas mais profundos
Silmara Medeiros
Saúde TV
JD1TV: Psiquiatra afirma que transtorno do pânico é uma das patologias mais limitantes da atualidade
Silmara Medeiros
Saúde TV
JD1TV: Psiquiatra defende o amor como base da saúde mental
Apóstolo Edmilson Oliveira, líder da Igreja Evangélica Comunidade Global (IECG)
Saúde TV
JD1TV - Saúde e Bem-Estar: fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Silmara Medeiros
Saúde TV
JD1TV: "Sem autoconhecimento, não há saúde de verdade", afirma psiquiatra

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
Imagem Ilustrativa
Polícia
Bebê de 1 ano morre ao ser estuprada pelo próprio pai em MS
Vítima tentou atravessar a pista, mas foi atingida
Polícia
Mulher morre atropelada na Avenida Afonso Pena
Mulher é estuprada por eletricista após ficar sem luz em casa: 'medo de engravidar'
Polícia
Mulher é estuprada por eletricista após ficar sem luz em casa: 'medo de engravidar'