Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Saúde TV

JD1TV: Viver ou sobreviver? Psiquiatra alerta para os perigos do "piloto automático"

Falta de propósito no trabalho é um dos principais fatores que levam as pessoas a viverem no piloto automático, alertou especialista

09 julho 2025 - 17h38Carla Andréa

A correria da vida moderna, agravada pelo excesso de estímulos e rotinas exaustivas, tem levado cada vez mais pessoas a viver no que a psiquiatra Silmara Medeiros chama de "piloto automático".

Em mais uma edição do Conexão SM, a especialista lançou um alerta sobre esse estado de desconexão emocional e mental, comum tanto em adultos quanto em crianças, e que pode comprometer a saúde e a qualidade de vida.

“O piloto automático é quando a gente sobrevive, mas não vive de fato”, afirmou Silmara. Segundo ela, muitas pessoas se veem presas em rotinas cansativas, fazendo escolhas sem consciência e sem saber exatamente para onde estão indo.

“Elas fogem, mas nem sabem do quê. Vivem sem estar presentes, esperando soluções mágicas ou que alguém as salve”, disse.

A psiquiatra explicou que o fenômeno se tornou ainda mais comum após a pandemia, período em que o desgaste mental se intensificou. “Viver exige atitude. Se você não tomar as rédeas da sua vida, será puxado ou empurrado pelos outros”, reforçou.

Entre os principais gatilhos para esse comportamento, Silmara destacou o trabalho sem propósito, o uso excessivo de telas e redes sociais, e o acúmulo de tarefas que não geram identificação pessoal.

“O trabalho é essencial, mas quando está desvinculado do amor ou do sentido, a rotina se torna muito mais exaustiva. É preciso encontrar o que realmente é essencial para você”, apontou.

Assista:

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

JD1TV: Psiquiatra alerta sobre criação dos filhos e a influência ideológica nas escolas
Saúde TV
JD1TV: Psiquiatra alerta sobre criação dos filhos e a influência ideológica nas escolas

Mais Lidas

Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica