O Centro de Controle e Prevenção de Doenças africano (CDC África) declarou, nesta terça-feira (13), como emergência em saúde pública de segurança continental o cenário de mpox, conhecida como varíola dos macacos, no continente.
O diretor-geral da entidade, Jean Kaseya, alertou para a situação de emergência e citou a rápida transmissão da doença na África e seu potencial perigo de transmissão global.
"Hoje, enquanto enfrentamos o cenário de mpox, precisamos ter o mesmo espírito de solidariedade. Mas deixe-me ser claro: não se trata apenas de um problema africano. Mpox é uma ameaça global", afirmou.
A decisão de classificar a doença como emergência em saúde pública de segurança continental surgiu após um comitê avaliar, na segunda-feira (12), a situação de casos de mpox na região.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também convocou, para a próxima quarta-feira (14), um comitê de emergência para avaliar o cenário da doença na África e o possível risco de disseminação internacional da doença.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado

Riedel cobra melhoria estrutural e no modelo de gestão da Santa Casa

Primeiro dia de 'Drive-thru' aplica 360 doses contra Influenza; ação segue até dia 17

Anvisa proíbe comercialização de suplementos com ora-pro-nóbis

Governo cria 'Drive de Vacinação' para intensificar imunização contra gripe na Capital

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Juliano Varela terá dia de atividades

MPMS instaura procedimento para monitorar ações contra hepatite A na Capital

Hospital Regional muda horário da farmácia de medicamentos oncológicos; confira

Medicamentos têm menor reajuste médio desde 2018
