No verão é comum que as pessoas tomem mais de um banho para se refrescar e aliviar o calor, mas esse hábito pode causar prejuízos à pele e ao cabelo pelo excesso de exposição a substâncias envolvidas no processo, como o sabonete e o xampu.
As consequências vão desde coceira até infecções. Expor a pele à água em temperatura ambiente não causa danos, ao contrário, hidrata.
O problema está em outras substâncias usadas para limpar o corpo, segundo a dermatologista e tricologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“O banho envolve produtos como o xampu e o sabonete. Em exagero, eles tiram a oleosidade natural da pele, que funciona como uma barreira de proteção”, explica. “Hoje em dia, é muito indicado o sabonete sem sabão, porque ele remove a sujeira sem tirar a oleosidade e causa menos irritação”, completa.
A especialista acrescenta que a água muito quente também tem o mesmo efeito. Essa perda de proteção deixa a pele vulnerável a diferentes complicações. “A primeira coisa é coceira, mesmo que não haja nenhum dano. Também pode ocorrer dermatite, uma inflamação caracterizada por lesões avermelhadas que coçam e pequenas bolhas”, destaca.
Em casos extremos, a pessoa pode ter infecção por causa da mudança e remoção dos micro-organismos naturais da pele. “As bactérias boas acabam diminuindo, e fica espaço para as invasoras, que causam diferentes reações”, esclarece.
De acordo com a dermatologista, o ideal é que o banho seja rápido entre cinco e dez minutos, no máximo, com água morna tendendo para fria e tenha a quantidade mínima necessária de sabonete e shampoo. Ela ressalta que não existe uma quantidade ideal de banhos por dia. “Tudo depende da pele de cada um”, pondera.
A pessoa que tem a pele mais oleosa, como adolescentes, vai poder tomar mais banho. Já quem tem a pele mais seca, no geral idosos e crianças, deve se banhar com menos frequência”, exemplifica.
O mesmo vale para a periodicidade com que se lava o cabelo. “Se o couro cabeludo for ressecado, lavar muito vai agravar ainda mais essa característica, porque o xampu abre a cutícula do cabelo”, explica.
Entretanto, se os fios forem muito oleosos, é necessário lavar todo dia. “A caspa, que é a descamação do couro cabeludo, piora muito com a oleosidade”, destaca a especialista.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Água hidrata, mas a exposição exagerada ao sabonete e ao xampu tira a oleosidade natural da pele (Reprodução/Internet)



