Menu
Menu
Busca quarta, 11 de março de 2026
Saúde

Busca ativa da prefeitura leva vacinação a locais de grande circulação

O trabalho iniciado após a campanha de vacinação já imunizou mais de 2 mil pessoas

04 julho 2023 - 13h11Sarah Chaves, com informações da assessoria

A vacinação itinerante acontece durante todo o dia na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), nesta terça-feira (4), com intensificação da busca ativa como estratégia para garantir o acesso e aumentar a cobertura vacinal em Campo Grande.

No local trabalham cerca de 800 funcionários e, em média, passam diariamente 1.500 contribuintes. O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destaca que, através da busca ativa, é possível garantir que todos tenham acesso igualitário às vacinas e que as coberturas vacinais sejam alcançadas.

O secretário ressalta ainda que a vacina da gripe é a ferramenta mais eficiente para prevenir complicações graves e o agravamento da doença. “Ela protege contra as cepas mais comuns do vírus influenza, reduzindo o risco de pneumonia, internações hospitalares e óbitos”, destaca.

O trabalho de busca ativa vem sendo realizado desde o mês de junho, após o término da campanha. Nestas ações, mais de 2 mil pessoas já foram vacinadas.

Em Campo Grande, a vacina contra a gripe está liberada para todas as pessoas maiores de seis meses. Oficialmente, a campanha nacional de imunização contra a doença terminou no dia 31 de maio. De acordo com último relatório divulgado pelo Serviço de Imunização da Sesau , 35,18% do público-alvo foi vacinado em Campo Grande. Os idosos com 60 anos ou mais voltaram a figurar entre os que mais se vacinaram. 

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Vacinação Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 também continua sendo realizada em Campo Grande. A dose da vacina bivalente contra a Covid-19 está liberada toda a população acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo.

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas que iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Confira os mais de 50 pontos espalhados para vacinação http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mpox
Saúde
Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026
Drª Mariana, responsável pelo tratamento, e Thielly, a paciente
Saúde
Tratamento metabólico ajuda empresária a perder 14 kg em Campo Grande
Doação de órgãos de enfermeira vítima de feminicídio salva três vidas
Saúde
Doação de órgãos de enfermeira vítima de feminicídio salva três vidas
Ilustrativa
Saúde
Com chegada do frio, SES alerta para possível aumento de casos de gripe em MS
Espaço para as mulheres feito pelo Humap-UFMS
Saúde
Humap-UFMS promove programação especial pelo Dia da Mulher com foco no bem-estar
Vacina contra a dengue de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan
Saúde
Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos
Ministro Flávio Dino - Foto: Rosinei Coutinho/STF
Polícia
PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito
Fachada UPA
Saúde
Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs
Lanches podem ser prejudiciais
Saúde
Uma em cada cinco crianças e adolescentes tem sobrepeso ou obesidade
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Saúde
Ministério Público irá investigar gestão financeira da saúde em Campo Grande

Mais Lidas

Ludmila faleceu na tarde de ontem
Polícia
Jovem surta, briga com o namorado e morre ao tomar água com cocaína em Campo Grande
Carro e moto também foram apreendidos  Foto: Divulgação
Polícia
Força Tática desmantela esquema de 'disk drogas' em Campo Grande e prende três
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
Polícia
Bebê de quatro meses é internado ao ser espancado e mordido pelo pai no Jardim Inápolis
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/3/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/3/2026