Menu
Menu
Busca segunda, 12 de janeiro de 2026
Financial Lançamento
Saúde

Campo-grandense é o primeiro caso de febre oropouche em MS

Segundo a Secretaria de Saúde, paciente contraiu a doença após viagem à Bahia

13 junho 2024 - 11h52Luiz Vinicius

Mato Grosso do Sul registrou o primeiro caso de Febre do Oropouche. A confirmação veio durante a quarta-feira (12), por meio de uma nota da SES (Secretaria de Estado de Saúde), informando que uma campo-grandense, de 42 anos, contraiu a doença após uma viagem à Bahia.

A gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos, explicou que uma série de ações serão desenvolvidas pelo estado em conjunto com os municípios, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados, coleta de amostras de outros pacientes para testagem pelo LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

"O caso registrado em Mato Grosso do Sul está sendo tratado como alóctone, que é quando a doença é importada de outra localidade. A paciente em questão fez uma viagem à Bahia recentemente; o estado tem mais de 600 casos confirmados neste ano", explica Jéssica.

A Gerência elaborou uma nota técnica para os municípios para orientar os profissionais de saúde quanto às ações de vigilância, prevenção e controle da Febre Oropouche no estado.

A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente, nos estados da região amazônica.

Também já foram relatados casos e surtos em outros países das Américas Central e do Sul como Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela.

A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Prefeitura diz que fornece comida nas UPAs e promotora pede informações sobre licitação
Vacina contra a dengue Qdenga, do laboratório Takeda
Saúde
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção da vacina Qdenga
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários
Saúde
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários
Campo Grande passa a ter regras específicas para farmácias de manipulação
Saúde
Campo Grande passa a ter regras específicas para farmácias de manipulação
Farmácia do SUS
Saúde
Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro
José Davi e a mãe Paula Patrícia.
Saúde
Com apenas 7 dias, recém-nascido passa por cirurgia cardíaca em Campo Grande
Foto: Cedidas
Saúde
UPA do Coronel Antonino opera em condições 'precárias', aponta Conselho de Saúde
Vacina será aplicada contra a dengue
Saúde
Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17
Hospital será criado em São Paulo
Saúde
Governo federal vai construir primeiro hospital inteligente do SUS
O intensivão integrou a estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Saúde
Governo prorroga Programa MS Saúde até março após avanço em cirurgias no interior de MS

Mais Lidas

Motociclista foi flagrado pelas câmeras de segurança
Polícia
AGORA: Motociclista que abusou de criança no Coronel Antonino é preso pelo Choque
Caso aconteceu em dezembro.
Geral
Episódio com ambulante leva à formalização de TCO envolvendo o vereador Élio
Foto: Freepik
Polícia
Criança é atendida em UPA com sangramento vaginal após passar o dia com pai e o amigo
Rede de fast food abre nova unidade neste sábado na Avenida Gunter Hans
Geral
Rede de fast food abre nova unidade neste sábado na Avenida Gunter Hans