Com a chegada das estações mais quentes do ano, aumentam, também, os riscos de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos. Isso acontece porque essas espécies gostam de locais quentes e úmidos.
De acordo com informações da Secretária de Saúde, a pessoa que foi picada por escorpião deve se dirigir a qualquer unidade de urgência e emergência, UPA ou CRS. O profissional vai avaliar a situação e, assim, definir a aplicação do soro no local, ou se o paciente será referenciado a uma unidade hospitalar ou até mesmo ao Civitox.
Em tese, todas as unidades citadas estão preparadas para atender casos de acidentes envolvendo picada de escorpião com soro antiescorpiônico, e os casos de falta são considerados pontuais. Nessa hipótese, as vítimas de acidentes são transferidas para outra unidade que tenha o soro.
Estatísticas
Segundo a Sesau, não é possível saber o quantitativo de acidentes com escorpiões em cada região da cidade, principalmente pelo fato de que estes incidentes são registrados em unidades de saúde, desta forma, a população se desloca do seu local de moradia, ou do local do acontecido, para ir até uma unidade 24 horas ou hospital para o atendimento.
Já o número de acidentes registrados até setembro é de 672, sendo o maior número de ocorrências registradas entre os meses de fevereiro e março, época de chuvas constantes, o que faz com que o animal saia de seu esconderijo em busca de local mais seguro para se abrigar.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta a implantação de barreiras físicas para impedir que esses animais apareçam, como telas em ralos e grelhas de escoamento, barricadas em vãos de portas e janelas, além da manutenção de limpeza nos terrenos e quintais dos imóveis, evitando o acúmulo de entulhos e materiais orgânicos.
Como proceder em caso de acidente:
Em caso de acidente é importante agir imediatamente, já que o escorpião é a espécie mais venenosa das Américas e a toxina liberada na picada tem efeito rápido. O ideal é que o atendimento seja feito no máximo em três horas, principalmente quando se tratar de crianças, que integram o grupo de risco nesses acidentes, já que, por serem menores, o veneno se espalha pelo organismo com mais velocidade.
Não é indicado o uso de qualquer medicamento ou procedimento paliativo, como enfaixar, imobilizar, amarrar.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Urologista alerta que saúde masculina deve ser cuidada o ano todo

MS prepara vacinação contra chikungunya com mais de 46 mil doses para cidades em surto

Dourados cria Centro de Operações de Emergência para enfrentar avanço da Chikungunya

Quer se vacinar? USF Tiradentes terá plantão especial nesta Sexta-Feira Santa

Feriadão terá plantão de vacinação contra a gripe em Campo Grande

Alunos levam ação de Páscoa a hospital e emocionam pacientes em Campo Grande

Representante do Centro-Oeste, médica participa de debate sobre menopausa em Harvard

Casos de chikungunya seguem disparando em MS e já somam 7 mortes

Cruz Vermelha oferece cursos de primeiros socorros em Campo Grande


Escorpiões gostam de lugares quentes e úmidos (Diário de Canoas)



