O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, enviou ofício ao Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande solicitando esclarecimentos sobre o pedido de intervenção na Secretaria Municipal de Saúde, formulado pelo Fórum Permanente das Entidades Representativas dos Usuários do Sistema Único de Saúde.
O documento, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, solicita informações detalhadas sobre as conclusões do Relatório Anual de Gestão de 2024. Embora o relatório tenha sido formalmente classificado como “aprovado com ressalvas”, há registro de reprovação, segundo o ofício, o que exige esclarecimentos adicionais do Conselho.
O Ministério Público atua, nesse caso, como órgão fiscalizador das políticas públicas de saúde, buscando garantir que o pedido de intervenção do Fórum seja analisado e, se necessário, providenciado pelas autoridades competentes.
Fórum Permanente de Usuários do SUS pede intervenção urgente
O Fórum Permanente das Entidades Representativas dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campo Grande atua como espaço de controle social e fiscalização das políticas públicas de saúde no município.
No ofício encaminhado ao Ministério Público, o Fórum destaca que a rede municipal de saúde enfrenta colapso, com falta de leitos hospitalares, insumos e condições adequadas de atendimento. Por isso, solicita a intervenção compartilhada entre União, Estado e Município, conforme previsto na legislação do SUS, para garantir assistência à saúde e proteger a vida da população.
As entidades enfatizam que a urgência da intervenção é necessária para minimizar a angústia, dor e sofrimento enfrentados pelos usuários do sistema diante das dificuldades estruturais da rede de saúde pública em Campo Grande.
O Conselho Municipal informou ao JD1 que já está marcada para a próxima semana uma reunião plenária para tratar do assunto.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com estoque baixo, Hemosul do HRMS convoca população para doação de sangue

Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka e tira glitter proibido do mercado

'Batida' do Ministério da Saúde no SAMU ocorre após caso parar no Ministério Público

Secretário admite falta de recursos e Hospital Municipal segue travado em Campo Grande

TJ manda prefeitura de Campo Grande sair da omissão e cuidar de animais abandonados

Laboratório de MS se torna referência nacional após ensaios de proficiência

Fiscalização federal provoca "milagre" repentino e mais viaturas do Samu passam a rodar

Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde

Denúncia expõe homem se masturbando e médico por assédio em UPA de Campo Grande


Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul - (Foto: Ilustrativa/MPMS)



