Os estados, municípios e o Distrito Federal (DF) têm até domingo (25) para solicitar ajustes ou aderir ao projeto Mais Médicos Especialistas. O objetivo é aumentar a oferta desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em regiões prioritárias do país, por meio de cursos de aprimoramento.
A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar a qualificação de médicos especialistas enquanto eles exercem suas atividades regulares de trabalho no SUS.
Segundo o Ministério da Saúde, o processo de adesão ou ajuste deve ser realizado pelo gestor exclusivamente pelo sistema eletrônico oficial do projeto.
"Ao acessar o sistema, o gestor deve, inicialmente, identificar corretamente o seu perfil, selecionando uma das opções disponíveis. A alternativa “Recurso” é destinada aos gestores já elegíveis, conforme lista previamente publicada, enquanto a opção “Adesão” contempla novos municípios, estados ou o Distrito Federal que não foram incluídos na priorização da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025", informa o ministério.
Pelas regras do projeto, os municípios, os estados e o DF devem informar as vagas disponíveis, de acordo com a capacidade dos seus serviços de saúde. O edital também permite a solicitação de novas vagas por serviços que tenham condições de receber médicos em aprimoramento, ampliando a participação dos territórios e levando a atenção especializada para mais regiões do país.
A pasta informou que a análise das solicitações ocorrerá no período de 26 a 28 de janeiro, e o resultado final será publicado no dia 29 de janeiro. A adesão será formalizada por meio da assinatura do Termo de Adesão e Compromisso, feita conjuntamente pelo ente federativo e pelo gestor do serviço de saúde indicado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

MS já registra 14 casos de dengue, mas mantém zerado número de mortes

INSS abre agências no fim de semana para compensar suspensão de atendimentos

Ministério Público pede esclarecimento do Conselho sobre intervenção na saúde da Capital

Com estoque baixo, Hemosul do HRMS convoca população para doação de sangue

Anvisa manda recolher lote de chocolate Laka e tira glitter proibido do mercado

'Batida' do Ministério da Saúde no SAMU ocorre após caso parar no Ministério Público

Secretário admite falta de recursos e Hospital Municipal segue travado em Campo Grande

TJ manda prefeitura de Campo Grande sair da omissão e cuidar de animais abandonados


Programa faz parte do SUS (Fernando Frazão/Agência Brasil)



