Hoje, dia 5 de setembro, é considerado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Além disso, dia 8 é lembrado como o Dia Mundial da doença, que afeta diversos órgãos, principalmente os pulmões e pâncreas, que se não tratada precocemente ocasiona complicações como doença respiratória crônica e desnutrição.
A patologia, também conhecida como ‘Doença do Beijo Salgado’, pode ser diagnosticada pelo Teste do Pezinho que geralmente é feito pouco depois de a criança nascer, quando é feita a punção no calcanhar do bebê para coletar material para realização do exame.
Os sintomas mais comuns são: suor mais salgado do que o normal, pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura e diarreia.
Dia 8 de setembro foi escolhido como Dia Mundial da Fibrose Cística porque é a data em que a descoberta do gene causador da patologia foi publicada na revista Science, em 1989. O Unidos pela Vida (Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística), referência nacional sobre o assunto e vencedor, por quatro anos consecutivos, do Prêmio Melhores ONGs do País, promove anualmente, ao lado de parceiros, apoiadores e voluntários, associações, a campanha Setembro Roxo.
A cor foi escolhida para representar o Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística. Em 2024, a campanha é para ‘apresentar’ a doença com o tema: ‘Vamos conhecer a fibrose cística e respirar juntos por um futuro melhor’.
A ideia é chamar a atenção para as ações que podem ser realizadas para defender e garantir os direitos das pessoas com fibrose cística, seus familiares e todo ecossistema envolvido, bem como um maior e melhor acesso dessas pessoas ao diagnóstico precoce e ao tratamento que garante melhor qualidade de vida.
“Apesar de ser uma das doenças raras mais comuns no Brasil, a fibrose cística ainda é desconhecida por grande parte da população”, disse Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos, fundadora e diretora executiva do Instituto Unidos pela Vida.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

USF Jardim Los Angeles passa a atender até as 23h a partir desta segunda-feira

"Passei a noite em uma cadeira de fio nos corredores", diz gestante sobre superlotação no HU

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS

Confira as 74 unidades que disponibilizam a vacina da gripe na Capital

Plantão UPAs: Confira escala médica deste domingo na Capital

Testagens gratuitas para ISTs ocorrem no Comper da Mascarenhas neste sábado

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Clínicas oferecem Mounjaro ilegal em dose fracionada no Brasil

Governo lança programa 'Horário Estendido' e postos de saúde terão atendimento noturno em MS
