Menu
Menu
Busca sábado, 14 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Turismo

Turismo de natureza, ecoturismo e aventura são preferências para quem vem para MS

Acampamentos são preferencia para turistas que buscam de contato com a natureza

19 outubro 2016 - 14h11Da redação com assessoria

De acordo com o Ministério do Turismo, 315 mil turistas estrangeiros optaram por hospedar-se em campings e albergues durante a viagem pelo Brasil em 2015. No país exitem 40 acampamentos turísticos registrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, do Ministério do Turismo, Cadastur. Só em Mato Grosso do Sul são 11 áreas de camping cadastradas localizadas em Bodoquena, Bonito, Coxim, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Nova Alvorada do Sul.

Na hora de escolher o local para se hospedar durante uma viagem, muitos brasileiros e estrangeiros optam pelos campings com o intuito de aproveitar ao máximo o contato com a natureza, conhecer a biodiversidade do destino, contemplar a beleza das paisagens dos biomas brasileiros com a proximidade de cachoeiras, rios e parques.

De acordo com o boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente ao mês de setembro, 11,2% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses afirmam preferência por meios de hospedagem alternativos. A opção de hospedagem também conquista os viajantes internacionais. De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional, 315 mil turistas estrangeiros optaram pelos campings e albergues como meios de hospedagem durante a viagem pelo Brasil em 2015.

A coordenadora geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, reforça a importância de o turista procurar acampamentos que estejam inseridos no Cadastur. “A opção pelo camping atrai muitos turistas em busca de uma hospedagem fora do convencional, mas para que o viajante tenha mais segurança nessa escolha, é importante observar se o local escolhido está cadastrado no Cadastur”, orienta.

Dados sobre MS- Mato Grosso do Sul destaca-se como destino de Natureza referência em Turismo de Aventura e Ecoturismo, o que fez o Estado alcançar projeção mundial. O turismo de natureza, ecoturismo e aventura, são as preferências do turista que vem para Mato Grosso do Sul, cerca 75,6% e para lazer 40,1%.

Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de turistas que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. As viagens desse público duram oito dias em média, e eles estão dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Mais Lidas

Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Agência do INSS
Economia
INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura