Menu
Menu
Busca sexta, 06 de fevereiro de 2026
Turismo

Mato Grosso do Sul consolida 2025 com 'bagagem' de prêmios no turismo

Estado liderou premiações nacionais e amplia ações em mercado, inclusão e governança

19 dezembro 2025 - 11h51Sarah Chaves, com Fundtur

O turismo de Mato Grosso do Sul encerra 2025 como um dos estados mais premiado do país no setor, após conquistar 11 reconhecimentos nacionais e internacionais ao longo do ano. Os prêmios incluem cinco troféus no Prêmio Nacional do Turismo, três da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e o Troféu Edson Contar – Turismólogo do Ano em MS, consolidando o desempenho da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS).

Além das premiações institucionais, o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, recebeu o Prêmio Professor Mário Beni 2025, na categoria Gestão Pública em Turismo e Eventos, reconhecimento pela atuação na condução das políticas públicas do setor no Estado.

Ao longo de 2025, a Fundtur MS avançou em agendas estratégicas voltadas à sustentabilidade, inclusão e governança. Durante a COP 30, em Belém (PA), a instituição apresentou os resultados da Agenda Climática no Turismo, reforçando o compromisso do Estado com a neutralidade de carbono até 2030 e a integração do turismo à economia de baixo carbono.

Entre as principais entregas do ano estão o lançamento do 1º Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul e a realização da 1ª Conferência do Afroturismo sul-mato-grossense, além do desenvolvimento do Turismo Acessível, com a implantação de roteiro acessível e capacitações em Bonito, Jardim e Bodoquena. Também foram concluídos o Plano de Desenvolvimento do Etnoturismo no Território Indígena NIOAC, o Manual Informativo da Regionalização e diagnósticos turísticos municipais.

Na área de governança e capacitação, a Fundtur MS promoveu ações como o ABETA Conecta, o Festival de Turismo Centro-Sul, o Curso de Capacitação de Gestores Municipais de Turismo e o II Encontro das Instâncias de Governança Regional.

No eixo de promoção e mercado, o Estado participou de 28 eventos nacionais e 12 internacionais em 2025, incluindo feiras, rodadas de negócios, roadshows, famtours e press trips. Bonito sediou dois eventos internacionais de destaque: o Adventure Elevate Latin America e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI).

Entre as campanhas, o projeto Pantanal Jam se destacou ao integrar arte, turismo e sustentabilidade, com álbum musical, documentário e material promocional voltado à divulgação internacional do Pantanal.

Os resultados econômicos acompanharam as ações. O faturamento do turismo cresceu 1,4% no primeiro semestre de 2025. A conectividade aérea avançou com novas rotas entre Bonito, Dourados e Guarulhos, além da ampliação de voos em Campo Grande. Entre janeiro e outubro, o desembarque de passageiros nos aeroportos do Estado cresceu 5,6%, e o número de visitantes em Bonito aumentou 3%.

“Foi, provavelmente, o ano mais produtivo da Fundação nos últimos oito anos, com muitas entregas e diversificação de ações, fechando com uma campanha forte como o Pantanal Jam”, afirmou o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lula empossa novo ministro do Turismo
Turismo
Gustavo Feliciano toma posse como ministro do Turismo
Entrada da Reserva Particular do Patrimônio Natural
Turismo
No ritmo das trilhas, rios e contemplação de aves, o turismo de MS é guiado pela natureza

Mais Lidas

Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Brasil
Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Comportamento
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Suspeito foi preso em flagrante pelo Batalhão de Choque
Polícia
Após furto, ladrão de comércio morre ao tentar confrontar militar do Choque na Capital