Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Geral

Combates na Síria continuam e deixam 3 mortos, após resolução de trégua da ONU

25 fevereiro 2018 - 15h14Agência Brasil

Pelo menos três civis morreram e 26 ficaram feridos neste domingo (25) em bombardeios e ataques de artilharia contra a região de Ghouta Oriental, reduto da oposição na periferia de Damasco, horas depois de a ONU ter exigido o fim imediato das hostilidades. As informações são da EFE.

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, na manhã de hoje, um ataque das forças do regime sírio na cidade de Hamuriya, causou a morte de uma mulher e feriu sete civis. Além disso, na cidade de Beit Saua, um homem morreu e outros sete civis ficaram feridos em um ataque aéreo. Em Sabqa, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas; em Kafr Batna outras duas pessoas ficaram feridas, detalhou o observatório.

A organização não governamental também destacou que as localidades de Hush al Dawahra e Al Shifunia foram alvo de explosivos lançados por helicópteros das forças do regime de Bashar al Assad.

Apesar de também ter havido combates entre as forças governamentais e o grupo islamita Exército do Islã, a ONG afirmou que a noite passada foi a mais tranquila desde o começo da escalada militar em Ghouta Oriental, há uma semana, já que não houve registro de mortes.

Estes combates, que aconteceram em Al Shifunia, com armas pesadas e metralhadoras, são os primeiros que ocorrem na região desde o início da campanha de bombardeios, no último dia 18.

Desde a primeira hora da manhã de hoje caíram seis mísseis em Harasta, outros quatro projéteis em Kafr Badna e Yisrin e outros quatro em Hamuriya, enquanto Al Shifunia foi alvo de dois bombardeios, segundo o Observatório.

Trégua

Ontem O Conselho de Segurança da ONU aprovou ontem à noite uma resolução na qual exige que  todas as partes envolvidas no conflito façam uma trégua de 30 dias em todo o país, incluindo de forma expressa a região de Ghouta Oriental.

A resolução, no entanto, excluiu do cessar-fogo os grupos terroristas Estado Islâmico (EI) e Organismo de Libertação do Levante, aliança criada em torno da Frente Al Nusra, nome da antiga filial síria da Al Qaeda que, segundo o governo sírio, está presente em Ghouta Oriental.

Em uma semana de intensos ataques aéreos, de artilharia e com mísseis, a região contabilizou a morte de pelo menos 510 pessoas, entre elas 127 menores de idade, segundo os últimos números divulgados pelo Observatório.

Turquia

Já no Noroeste da Síria, forças turcas e grupos sírios aliados avançaram neste domingo no enclave curdo de Afrin, apesar da resolução de trégua da ONU. As forças da operação liderada pela Turquia, denominada Ramo de Oliveira, tomaram o controle de várias localidades, situadas perto da sua fronteira, embora não tenham especificado o nome ou quantos povoados conquistaram.

Segundo a observatório, com este último avanço, Ancara controla um total de 105 quilômetros da área fronteiriça de Afrin com a Turquia e faltando apenas sete quilômetros para tomar essa região.

Além disso, hoje ocorreram violentos confrontos entre as forças turcas e facções armadas sírias, de um lado, e a milícia curdo-síria Unidades de Proteção do Povo (YPG), de outro lado, em várias áreas de Afrin.

O apelo do Conselho de Segurança da ONU abrange todo o território sírio, razão pela qual a Turquia deveria cessar sua ofensiva na região curda de Afrin.

Desde o dia 20 de janeiro, a Turquia e facções armadas desenvolvem uma ofensiva em Afrin contra as YPG, classificadas por Ancara como terroristas, por seus vínculos com a guerrilha curda Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas
Geral
Anatel 'endurece' regra e vai bloquear empresas por ligações abusivas
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Geral
Presidente da Petrobras visita a UFN3 em Três Lagoas
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Geral
Vice da Fiems visita fábrica da UFN3 em Três Lagoas
Evanescence
Geral
Rock in Rio confirma show de Evanescence e mais três bandas
Anderson Leonardo do grupo Molejo
Geral
Morre o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo
Foto: Divulgação
Geral
Tem árvore na fiação da sua rua? Energisa explica quando acionar serviço de poda
A dupla Alex e Yvan abrem o início do evento
Geral
Vicentina terá encontro Nacional de Violeiros e Violeiras de MS neste fim de semana
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin
Brasil
Governo consegue liminar no STF para suspender prorrogação de desoneração da folha
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital
Justiça
Júri condena mulher a 6 anos de prisão por matar marido com taco de madeira na Capital

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria