Menu
Menu
Busca terça, 03 de junho de 2025
Governo Transversal Mulheres - Maio25
Agronegócio

Aprosoja/MS divulga expectativa da produção de grãos para 2019

A apresentação ocorreu na sede da Famasul na manhã desta quarta-feira

12 dezembro 2018 - 12h50Da redação com assessoria    atualizado em 12/12/2018 às 13h06

O diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Frederico Azevedo, juntamente com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Sistema Famasul, divulgou nesta quarta-feira (12), as expectativas para produção de grãos do Estado.

“Nossa expectativa é de que Mato Grosso do Sul atinja cerca de 10 milhões de toneladas na safra da soja em 2019, 10 milhões de toneladas de milho, no ano em que o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio completará 10 anos”, aponta Azevedo.

Em sua apresentação, Azevedo destacou o impacto com as condições climáticas no estado: “Constatamos veranicos em lugares específicos do Estado. São cerca de 15 dias sem chuvas, mas com expectativa de que as precipitações retomem ainda esta semana e se estabilize”, completou.

Nas últimas cinco safras o aumento da área dedicada ao milho foi de 8,62%. “Apesar da baixa na produção na safra 2017/2018, atingimos no ciclo anterior 9,8 milhões de toneladas, muito próximo da expectativa para 2019”, pontua Azevedo. Em relação à soja também houve aumento no espaço dedicado à cultura. O crescimento foi de 30,27% nas últimas 6 safras, em cima de áreas antropizadas.

Sobre o SIGA MS, programa que monitora do desenvolvimento das safras de grãos, foi apresentado o aumento de visita nas propriedades no último ciclo, em relação ao 2015/2016. No milho o aumento das visitas técnicas às propriedades para avaliação da safra foi de 341%, enquanto que na soja foi de 237%, somando 2978 visitas e 2002, respectivamente.

Foram apresentados também os dados do Circuito Aprosoja/MS, que passou pelo municípios de Maracaju, Ivinhema, Rio Brilhante e Dourados, atendendo 600 produtores.

O Mapeamento da Economia Agrícola (MEA), que mapeia o custo de produção e a viabilidade econômica da cultura, desenvolveu atividades em 14 municípios, sob a finalidade de apresentar ao agricultores os melhores caminhos de rentabilidade, produtividade e conhecer seus custos e riscos.

Reportar Erro
Gov Dengue Maio25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política Nacional de Irrigação tem se consolidado como instrumento que fortalece a infraestrutura agrícola no país
Agronegócio
MS terá R$ 18,5 milhões em investimento para irrigação do cultivo de cana-de-açúcar
Reunião desta terça-feira
Agronegócio
Indústria chinesa de celulose avalia investir em Mato Grosso do Sul
Guilherme Bumlai presidente da Acrissul -
Cidade
"Expogrande desse ano já é maior do que o ano passado", diz Bumlai
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
Agronegócio
Superando a safra passada, MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja em 2025
As crianças poderão tocar nos animais
Agronegócio
Fazendinha retorna à Expogrande com atrações para crianças

Mais Lidas

Dupla volta para Campo Grande
Cultura
JD1TV: Henrique e Juliano é atração confirmada na Festa Julina da UCDB
A vítima ainda não teve a identidade divulgada
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater em poste no Zé Pereira
Ana Carla Muniz não resistiu as complicações
Interior
Mulher morre após dar à luz a bebê em Campo Grande
Foto: PMCG
Cidade
Prefeitura abre processos seletivos com salários de até R$ 4 mil