Menu
Busca quinta, 21 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
TJMS Janeiro/21 juizado de transito
Agronegócio

Aprosoja/MS divulga expectativa da produção de grãos para 2019

A apresentação ocorreu na sede da Famasul na manhã desta quarta-feira

12 dezembro 2018 - 12h50Da redação com assessoria

O diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Frederico Azevedo, juntamente com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Sistema Famasul, divulgou nesta quarta-feira (12), as expectativas para produção de grãos do Estado.

“Nossa expectativa é de que Mato Grosso do Sul atinja cerca de 10 milhões de toneladas na safra da soja em 2019, 10 milhões de toneladas de milho, no ano em que o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio completará 10 anos”, aponta Azevedo.

Em sua apresentação, Azevedo destacou o impacto com as condições climáticas no estado: “Constatamos veranicos em lugares específicos do Estado. São cerca de 15 dias sem chuvas, mas com expectativa de que as precipitações retomem ainda esta semana e se estabilize”, completou.

Nas últimas cinco safras o aumento da área dedicada ao milho foi de 8,62%. “Apesar da baixa na produção na safra 2017/2018, atingimos no ciclo anterior 9,8 milhões de toneladas, muito próximo da expectativa para 2019”, pontua Azevedo. Em relação à soja também houve aumento no espaço dedicado à cultura. O crescimento foi de 30,27% nas últimas 6 safras, em cima de áreas antropizadas.

Sobre o SIGA MS, programa que monitora do desenvolvimento das safras de grãos, foi apresentado o aumento de visita nas propriedades no último ciclo, em relação ao 2015/2016. No milho o aumento das visitas técnicas às propriedades para avaliação da safra foi de 341%, enquanto que na soja foi de 237%, somando 2978 visitas e 2002, respectivamente.

Foram apresentados também os dados do Circuito Aprosoja/MS, que passou pelo municípios de Maracaju, Ivinhema, Rio Brilhante e Dourados, atendendo 600 produtores.

O Mapeamento da Economia Agrícola (MEA), que mapeia o custo de produção e a viabilidade econômica da cultura, desenvolveu atividades em 14 municípios, sob a finalidade de apresentar ao agricultores os melhores caminhos de rentabilidade, produtividade e conhecer seus custos e riscos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agronegócio
Entidade diz que chuvas ajudarão produtividade da soja em MS
Agronegócio
Prazo para cadastrar área de plantio de soja vai até 31 de dezembro

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio