Menu
Menu
Busca sexta, 11 de julho de 2025
Agronegócio

Governo de MS consolida normas para segurança de Barragens no estado

Mato Grosso do Sul agora está em conformidade com nova lei federal

10 agosto 2021 - 17h42Mériele Oliveira, com informações da assessoria

O governo de Mato Grosso do Sul consolidou, por meio da Resolução Semagro nº 757, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 4 de agosto, as normas que regulam a segurança de barragens. Com isso, a normativa estadual fica em conformidade com as alterações da Lei 14.066/2020, que modificou a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). 

A Resolução Semagro 757 trata do Sistema de Classificação da Barragem; Plano de Segurança da Barragem; Inspeções de Segurança Regular; Inspeções de Segurança Especial; Revisão Periódica de Segurança de Barragem e Plano de Ação de Emergência.

“Dentre as principais novidades trazidas pela nova Resolução, além da previsão de alguns novos conceitos, houve a inclusão dos procedimentos e critérios complementares para a classificação de barragens quanto a Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado (DPA)”, comenta o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, reforça que “a questão das barragens envolve a segurança hídrica, com disponibilidade, de abastecimento de água, de sistemas de irrigação, de hidrelétricas, de toda uma infraestrutura que dá apoio ao desenvolvimento de nosso Estado, de forma sustentável”.

A resolução estabelece, entre outros critérios, a classificação de barragens, de acordo com altura e volume, além de levar em conta a localização destas e a distância mínima de áreas de preservação. 

A partir de agora, o Imasul poderá aceitar a apresentação de estudo simplificado para a elaboração do mapa de inundação. Além disso, foi criado um e-mail exclusivo para os assuntos ligados à segurança de barrangens (segurancabarragem@imasul.ms.gov.br), que deve receber também as cópias dos documentos que devem ser enviados para o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (Snisb), que é uma nova obrigação prevista na Lei 14.066/2020. 

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, lembra da importância do tema para o Estado. “Tivemos um evento on line, em nível nacional, realizado em setembro do ano passado, em conjunto com a Semagro e a Defesa Civil, que contribuiu muito para o aprimoramento da nossa legislação”, afirma.

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta -
Política
Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação
Imagem Ilustrativa do INSS -
Brasil
Fraude no INSS: grupo especial terá valores devolvidos automaticamente
Foto:
Agronegócio
Famasul repudia plano transitório da União para regularização de terras indígenas
Foto: Albino Oliveira - Ascom/MDA
Agronegócio
Governo aponta crescimento do ticket médio do crédito da agricultura familiar
Produtores de MS terão auxílio do 'Programa para Incremento da Produtividade de Milho'
Agronegócio
Produtores de MS terão auxílio do 'Programa para Incremento da Produtividade de Milho'
MS é um tradicional produtor de gado
Agronegócio
MS tem trânsito de bovinos liberado após reconhecimento contra febre aftosa
Comissão buscará elaborar um provimento que oriente magistrados a lidar com processos de insolvência rural
Agronegócio
MPMS integra comissão nacional para discutir recuperação judicial de produtores rurais
Entidades redobram medidas de orientação e prevenção à gripe aviária no Estado
Geral
Entidades redobram medidas de orientação e prevenção à gripe aviária no Estado
Política Nacional de Irrigação tem se consolidado como instrumento que fortalece a infraestrutura agrícola no país
Agronegócio
MS terá R$ 18,5 milhões em investimento para irrigação do cultivo de cana-de-açúcar

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol