Menu
Menu
Busca sexta, 06 de junho de 2025
Brasil

Agência da ONU diz que Coreia do Norte está avançando no seu programa nuclear

O país asiático declarou sua saída do TNP em 2003 e os inspetores da agência tiveram de deixar o território norte-coreano em 2009

03 maio 2017 - 14h49Agência Brasil

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, afirmou ontem (2), em Viena, durante reunião preparatória para a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), que está "profundamente preocupado" com o programa nuclear da Coreia do Norte. O país asiático declarou sua saída do TNP em 2003 e os inspetores da agência tiveram de deixar o território norte-coreano em 2009. As informações são da ONU News.

Segundo Amano, "todas as evidências indicam que a Coreia do Norte está progredindo em seu programa atômico". Ele disse que a Aiea continua trabalhando muito para coletar e avaliar informações relacionadas ao programa nuclear do país, incluindo monitoramento de imagens de satélite e dados relacionados ao comércio.

O chefe da Aiea deixou claro que, sem acesso direto a locais importantes, a agência da ONU não tem condições de confirmar como as instalações nucleares norte-coreanas estão funcionando. Ele pediu ao governo de Pyongyang que cumpra com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e coopere com a Aiea na implementação do acordo de salvaguardas do TNP e resolva as questões pendentes.

Amano declarou que os inspetores da Aiea estão prontos para retornar ao país se forem autorizados.
O TNP é um tratado internacional que entrou em vigor em 1970. Entre seus objetivos estão evitar a proliferação de armas nucleares, promover a cooperação no uso pacífico de energia nuclear e alcançar o desarmamento nuclear.

Irã monitorado

Em 2015, a Aiea ajudou a comunidade internacional a alcançar o acordo entre o Irã e o grupo de países conhecido como P5+1, que inclui China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança, mais a Alemanha e a União Europeia.

O acordo ficou conhecido como Plano de Ação Conjunto Integrado. Desde a sua implementação, em janeiro de 2016, a Aiea tem monitorado os compromissos nucleares iranianos. Yukika Amano afirmou que atualmente, o Irã está sujeito “ao regime de verificação nuclear mais robusto do mundo”. Os inspetores ampliaram o acesso às usinas atômicas e têm hoje mais informações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo o chefe da Aiea, o programa iraniano atualmente é menor do que antes da implementação do Plano de Ação Conjunto.

Síria e salvaguardas

Em relação à implementação das salvaguardas na Síria, Amano disse que não houve grandes avanços desde a última conferência de revisão. Para ele, é muito provável que um prédio destruído em Dair Alzour, em 2007, abrigava um reator nuclear que deveria ter sido declarado à Aiea pelas autoridades sírias. Ele reforçou o apelo para que a Síria coopere totalmente com a agência em relação às questões não resolvidas.

O diretor-geral da Aiea disse ainda no encontro que segurança nuclear é uma responsabilidade nacional de cada país, mas lembrou que o órgão serve como um fórum internacional de cooperação na área. Ele ressaltou que as salvaguardas da agência são um "componente fundamental do regime de não-proliferação" e têm um papel indispensável na implementação do TNP.

Amano afirmou que a Aiea envia regularmente inspetores para verificar se os países estão cumprindo com seus acordos na área, usando tecnologia avançada que os permite detectar o desvio de material nuclear para o uso em armas ou explosivos. Ele fez um apelo aos Estados signatários do TNP que não têm armas nucleares que concluam acordos abrangentes de proteção com a agência. Ele também pede que os países que ainda não o fizeram, que concluam e implementem protocolos adicionais o mais rápido possível.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Quatro morrem em colisão entre caminhão e ambulância da cidade de Marco, no Ceará
Brasil
Colisão entre ambulância que carregava pacientes e caminhão deixa quatro mortos
Deputada federal Carla Zambelli
Brasil
Zambelli teve ajuda de R$ 285 mil em 'vaquinha' antes de sair do país
Presidente Lula e ministros assinam ato em cerimônia no Palácio do Planalto
Brasil
Lula anuncia aporte de R$ 825,7 milhões ao Fundo Amazônia
Presidente Lula conversa com jornalistas
Brasil
"Inadmissível", diz Lula sobre ameaças dos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes
Previdência Social
Brasil
Governo fará concurso para cargos do INSS
Imagem da imigração no aeroporto de Lisboa
Brasil
Convidados a se retirar: Mais de 5 mil brasileiros serão notificados a deixar Portugal
Ministro Fernando Haddad
Brasil
Antes da viagem de Lula, Haddad apresentará pacote para substituir alta do IOF
Lula e Macron durante Assembleia da ONU, em Nova York
Brasil
Visita de Lula à França deve trazer nova parceria para a COP30
Mulher processa empresa que negou auxílio-maternidade por bebê reborn
Brasil
Mulher processa empresa por negar licença-maternidade para cuidar de bebê reborn
Foto: Reprodução
Brasil
JD1TV: Cavalos passeiam dentro de hospital no Rio

Mais Lidas

Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Magirus, do Corpo de Bombeiros, precisou ser acionada para remover a vítima
Polícia
Morre médico que caiu do quarto andar da Santa Casa
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa
Polícia
Luto na saúde: Entidades lamentam morte de dentista que caiu do quarto andar da Santa Casa