O alistamento militar obrigatório para homens que completam 18 anos em 2026 começa nesta quinta-feira (1º). As inscrições devem ser feitas inicialmente online pelo site oficial do alistamento, com prazo até 30 de junho. O atendimento presencial começa na sexta-feira (2), na Junta de Serviço Militar em Campo Grande.
O processo também vale para mulheres, de forma voluntária. Para 2026, serão disponibilizadas 1.467 vagas, sendo 1.010 no Exército, 300 na Aeronáutica e 157 na Marinha, em todo o país.
Para o alistamento, é necessário apresentar documento de identificação (RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional), CPF e comprovante de residência atualizado.
Quem não realizar o alistamento no prazo ficará em débito com o Serviço Militar, podendo pagar multa e ficando impedido de obter passaporte, participar de concursos públicos ou emitir registro profissional. Refratários devem procurar a Junta Militar. Homens a partir de 30 anos que nunca se alistaram poderão regularizar mediante multa e serão dispensados.
Já cidadãos com 46 anos ou mais recebem Atestado de Desobrigação Militar, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Transmissão flopada? Problemas técnicos atrasam sorteio de R$ 1 bilhão da mega da virada

Tradição e fé impulsionam busca por banhos e ervas no fim de ano

TST diz que greve nos Correios não é abusiva, mas autoriza desconto

Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro para receber visita de sogro

Moraes mantém tornozeleira em delegado investigado por obstrução no caso Marielle Franco

Com prêmio histórico de R$ 1 bilhão, Mega da Virada será sorteada hoje

Bolsonaro faz nova cirurgia na tarde desta terça-feira

Dono do Banco Master e ex-presidente do BRB prestam depoimento à PF

Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo em 15 estados


As vagas são tanto para homens quanto para mulheres (Foto: Reprodução )


