O Banco Central (BC) quer simplificar a legislação cambial do país, o que permitirá, no futuro, a conversibilidade do real, ou seja, a moeda brasileira poderá ser aceita no exterior e usada em transações internacionais no Brasil.
Essa é uma das medidas anunciadas no lançamento de agenda de trabalho reestruturada do Banco Central, chamada de BC#. “Nosso objetivo imediato não é que pessoas tenham conta em dólar [no Brasil] ou que a gente tenha conversibilidade plena, estamos tão longe disso", disse Campos Neto. “A conversibilidade é um processo muito longo”, destacou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, ao anunciar a nova agenda do BC.
Ele disse que se o Brasil estiver estável, com reformas aprovadas, crescimento econômico e inflação sob controle, haverá espaço para a moeda conversível. “Se o Brasil tiver estabilidade, vai ter uma demanda natural para que isso aconteça”, acentuou.
“Para minha surpresa, tenho experiência de ter estado em outros países em que havia demanda por abrir contas em reais nos bancos de cidades próximas à fronteira com o Brasil", disse. Acrescentou que o Brasil é um "grande pedaço" do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul.
O presidente do Banco Central acrescentou que a atualização da legislação cambial é o passo inicial nesse processo. O BC vai apresentar uma minuta de projeto de lei. Ele citou que a legislação de câmbio no país é muito ultrapassada. “A legislação foi desenhada entre 1920 e 1950”, observou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Decreto cria Rede Brasileira de Banco de Alimentos

Nelsinho pede que caravana de religiosos que foi à Israel também seja repatriada

LDO do Governo Federal tem relator definido no Congresso

Sistema Defesa Civil Alerta é ativado em Brasília

CAIXA inicia nova etapa de pagamentos do FGTS para quem tem Saque-Aniversário

Advogado é encontrado morto em hotel de Salvador

JD1TV: Sem dinheiro para pagar corrida de aplicativo, mulher se joga de carro em movimento

Governo federal vai ressarcir aposentados com recursos do Tesouro Nacional

Em Conferência na França, Lula garante ampliar cobertura de áreas marinhas protegidas
