Em razão de ataque de extremistas políticos, foram registrados quedas de torres de transmissão em três pontos diferentes do país, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado na manhã desta terça-feira (10).
Os radicais tentaram impedir a saída de caminhões e impactar o suprimento da demanda de derivados das refinarias de todo o país. Na madrugada desta segunda-feira (9), uma torre da linha de transmissão de Furnas que interliga a hidrelétrica de Itaipu ao sistema elétrico brasileiro foi derrubada, apurou o Valor.
Segundo a Aneel, duas ocorrências foram registradas em Rondônia e uma no Paraná. Nenhuma levou à interrupção do fornecimento de energia.
De acordo com o Valor, fontes informaram que um trator atingiu a base de sustentação da torre, localizada a cerca de 50 quilômetros de Foz do Iguaçu. A torre teve os cabos de sustentação cortados. Em nota, a Eletrobras disse que identificou o problema e apura as causas da ocorrência.
No boletim, o ONS informou que às 00:13 horas da segunda-feira (9), houve realmente a queda de uma torre, mas foram registradas avarias em outras três. O incidente não afetou o fornecimento de energia.
Em razão dos ataques, o Ministério de Minas e Energia (MME) montou gabinete de crise, coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para processar informações referentes à tentativa de ataque ou efetivo vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física como também cibernética das instalações mapeadas como infraestruturas críticas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Apesar do dano na linha de transmissão de Itaipu, o fornecimento de energia não foi afetado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga


Torre de Transmissão de Itaipu (Christian Rizzi)



