Menu
Menu
Busca terça, 22 de julho de 2025
Brasil

Brasil reconhece mais de 21 mil venezuelanos em condição de refugiados

Venezuelanos fugiram da crise econômica e instabilidade do país

06 dezembro 2019 - 14h21Vitória Ribeiro, com informações Agência Brasil

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) concedeu a condição de refugiados a 21.432 venezuelanos que se estabeleceram no Brasil após fugirem da crise econômica e da instabilidade política que afetam seu país.

Segundo dados divulgados na quinta-feira (05) no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta à qual o órgão colegiado está vinculado, até o início de outubro deste ano, o Conare estava analisando 120.469 pedidos de reconhecimento de refúgio apresentados por venezuelanos. Os processos são confidenciais e não são divulgadas nem mesmo as identidades dos que têm seus pedidos de refúgio acolhidos.

De acordo com o ministério, o resultado da reunião é “um marco histórico na área de regularização migratória brasileira”, já que as 21.342 solicitações de refúgio foram julgadas em bloco, de uma só vez. A expectativa ministerial é que, em breve, o Conare repita o mesmo procedimento, analisando mais um “número expressivo” de solicitações interpostas por estrangeiros.

Para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o julgamento de um grande número de solicitações de uma só vez foi possível graças ao uso de novas tecnologias e, principalmente, devido a recentes resoluções do comitê. O emprego de ferramentas digitais capazes de sistematizar grandes volumes de dados, transformando-os em informações claras, permitiram o cruzamento de mais de 129 mil solicitações de reconhecimento de refúgio apresentadas por venezuelanos, otimizando o trabalho dos membros do Conare.

Além disso, em junho deste ano, o órgão concluiu que os venezuelanos enfrentam um contexto de “grave e generalizada violação de direitos humanos”. A decisão teve efeitos práticos, resultando na publicação, em outubro, de uma resolução normativa que permitiu a adoção de procedimentos diferenciados na instrução e avaliação de solicitações devidamente fundamentadas, eliminando “entraves” e facilitando o processo de determinação da condição de refugiado de venezuelanos.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça decreta prisão preventiva de Oruam por associação ao tráfico e outros crimes
Brasil
Justiça decreta prisão preventiva de Oruam por associação ao tráfico e outros crimes
Os presidentes se encontraram com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de reflexão
Brasil
"Inimigos da democracia utilizam o comércio como instrumento de coerção", diz Lula
Foto: IBGE
Brasil
Quem somos? IBGE troca MT por MS em mapa oficial da Amazônia Legal
Imagem Ilustrativa
Brasil
Criança de 2 anos morre após ataque do cachorro da família no interior de SP
Raro tubarão megaboca é encontrado em Sergipe
Brasil
Raro tubarão megaboca é encontrado em Sergipe
Plenário do CNJ -
Justiça
Judiciário precisa julgar 28 mil processos de improbidade até outubro
Ministério Público Federal (MPF) -
Justiça
MPF recorre ao STF e STJ para obrigar Facebook a combater conteúdo misógino no Brasil
Foto: iStock
Brasil
Governo brasileiro envia carta e espera resposta de Trump para negociar tarifaço
Unilever Brasil é multada em R$ 1,5 milhão por rótulo enganoso em sabão em pó
Brasil
Unilever Brasil é multada em R$ 1,5 milhão por rótulo enganoso em sabão em pó
Previdência Social
Brasil
Termina nesta segunda-feira prazo para aposentados aderirem a acordo do INSS

Mais Lidas

Leonardo foi morto a facadas
Polícia
Marido mata ex-amante da esposa a facadas em Campo Grande
O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira
Polícia
JD1TV: Video mostra pistoleiro atirando contra traficante e usuário de drogas na Nhanhá
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia
Macabro: Criança vê sangue escorrendo pela parede e encontra casal morto em apartamento
Polícia Civil vai investigar o caso
Polícia
Pai de santo é denunciado por suspeita de assédio em Campo Grande