O Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional que amplia as possibilidades de acumulação de cargos públicos por professores no país. A Emenda Constitucional publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22), altera o artigo 37 da Constituição Federal e passa a permitir que docentes acumulem um cargo de professor com outro de qualquer natureza, desde que haja compatibilidade de horários.
Antes da mudança, a Constituição autorizava a acumulação apenas em situações específicas, como dois cargos de professor ou um de professor com outro técnico ou científico. Com a nova redação, a restrição é flexibilizada, ampliando o alcance da regra e abrindo espaço para que profissionais da educação possam exercer outras funções no serviço público.
Entre os principais benefícios da medida está a valorização da carreira docente, ao permitir que professores complementem renda legalmente e aproveitem formações e experiências em outras áreas. A mudança também pode ajudar a reduzir a escassez de profissionais em setores da administração pública, ao facilitar o aproveitamento de servidores já qualificados.
Outro impacto esperado é a maior segurança jurídica para professores que já acumulavam funções e enfrentavam questionamentos administrativos ou judiciais. Com a alteração constitucional, a prática passa a ter respaldo direto na Constituição, diminuindo disputas e interpretações divergentes.
A emenda entra em vigor na data da publicação.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público

Pix é normalizado após instabilidade em diversos bancos

Letalidade policial cresce em 17 estados do Brasil em 2025

TSE fará atualização de segurança em sistemas na segunda-feira

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda

STJ caminha para afastar ministro acusado de importunação sexual

Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria

Medida foi promulgada pelo Congresso Nacional (EBC)



