O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, primeiro voo comercial lançado a partir de uma base brasileira, explodiu minutos após decolar na Base de Alcântara, no Maranhão, na noite dessa segunda-feira (23). O veículo não era tripulado.
O foguete da empresa Innospace partiu às 22h13 e, segundo comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), sofreu uma “anomalia que o fez colidir com o solo”.
De acordo com a nota, uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local da queda para analisar os destroços. A Innospace também trabalha para descobrir o motivo da falha.
O lançamento do HANBIT-Nano foi adiado diversas vezes. Inicialmente, o voo estava programado para ocorrer em novembro. A data mudou para 17 de dezembro, mas foi identificada uma anomalia, o que levou a nova mudança, dessa vez para 19 de dezembro. Outro problema fez com que o lançamento fosse transferido para essa segunda (22).
O veículo espacial tinha 21,8 metros de comprimento e pesava 20 toneladas. Ele levaria para o espaço satélites que seriam colocados na órbita da Terra. Também carregava oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos pelo Brasil e a Índia.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após reportagem, Moraes nega intercessão por banco Master e cita Lei Magnitsky

Feriados alteram funcionamento de bancos, Correios e INSS

Brasil vai na contramão e aumenta denúncias de abuso infantil online

Indulto natalino de Lula deixa de fora presos pelo 8/1 e delatores

Vídeo: Roubo em alto-mar: casal é abordado e agredido no litoral de São Paulo

Polêmica política da Havaianas derruba ações da Alpargatas na B3

Passaportes diplomáticos de Ramagem e Eduardo Bolsonaro são cancelados

Emenda constitucional amplia regras e permite acúmulo de cargos por professores

Senado autoriza empréstimo de US$ 320 milhões para hospital inteligente no Brasil








