O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou nesta terça-feira (30) que o governo não tem nenhuma proposta de aumento de impostos. “Vamos deixar absolutamente claro. Nós somos liberais. Os liberais não aumentam impostos, eles simplificam, reduzem ou fazem substituição tributária”, disse, ao ser questionado se o governo prepara alguma medida que envolva aumento de impostos.
Em entrevista a um jornal, Guedes explicou que o que o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, defendeu foi a desoneração da folha de pagamento e a criação de um imposto sobre pagamentos. “O que o Marcos Cintra estava falando é que, no futuro próximo, gostaríamos de desonerar totalmente a folha de pagamento. Achamos que é um imposto cruel, perverso.”
“São 50 milhões de brasileiros que não contribuem para a Previdência, o que é, aliás, uma das razões de a Previdência estar quebrada hoje. O trabalhador hoje ganha pouco e custa muito porque tem toda essa oneração da folha de pagamentos”, acrescentou Guedes.
De acordo com o ministro, o governo tem “obsessão” por desonerar. “E nesse esforço de desoneração, uma das considerações alternativas é o imposto sobre pagamentos que o Marcos Cintra namora há muito tempo”, disse.
Segundo o ministro, não há previsão de mudança nas isenções para as igrejas. “É evidente que as igrejas vão manter as imunidades que têm: não pagam Imposto de Renda, imposto sobre propriedade. Ninguém vai mexer com isso. O que está pensando é tributar um espaço novo, para ter uma base boa para desonerar a folha de pagamentos”, disse Guedes. Ele estimou que a desoneração da folha possa gerar entre 2 milhões e 5 milhões de empregos. “O trabalhador vai ganhar mais e custar menos.”
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mauro Cid acredita que advogados de Bolsonaro tentaram obter dados da delação

Lei é promulgada pelo Dia da Celebração da Amizade Brasil-Israel

Governo aprova aumento de etanol na gasolina com redução de valores ao consumidor

Congresso derruba aumento do IOF e equipe de Lula pode recorrer ao STF

Governo envia ao Congresso projeto de lei que aumenta pena para furto de celulares

Projeto para derrubar aumento do IOF é pautado na Câmara dos Deputados nesta quarta

Piloto de balão que caiu em SC não tinha licença exigida para voo certificado, afirma Anac

Decreto Legislativo aprova acordo sobre Serviços Aéreos entre Brasil e Israel

MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
