Helena foi o nome mais registrado no Brasil em 2025, liderando pelo segundo ano consecutivo a preferência dos pais na hora de escolher o nome dos recém-nascidos. O dado faz parte do levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil administrado pela Arpen-Brasil, entidade que reúne os cartórios de registro civil do país.
Antes de Helena, que também ocupou o primeiro lugar em 2024, a última vez que um nome feminino liderou o ranking nacional foi em 2016, com Maria Eduarda. Nos anos seguintes, os nomes mais registrados foram Miguel, entre 2017 e de 2020 a 2023, e Enzo Gabriel, entre 2018 e 2019.
Segundo a Arpen, o ranking reflete uma preferência nacional por nomes curtos e de fácil pronúncia, como Gael, Ravi, Theo, Noah e Maitê, associados à busca por simplicidade, boa sonoridade e conexão global. A entidade também aponta a presença de nomes de origem bíblica, combinada com influências do universo digital.
“O ranking nacional de nomes nasce de uma base pública, segura e atualizada diariamente. Isso permite acompanhar, com precisão, como as preferências das famílias brasileiras evoluem ano a ano em todas as regiões do país”, afirmou o presidente da Arpen-Brasil, Devanir Garcia.
Dados do IBGE indicam equilíbrio entre os nascimentos por gênero no país. Em 2024, os meninos representaram 51,1% dos nascidos vivos, enquanto as meninas corresponderam a 48,8%.
Os registros também mostram a influência de nomes escolhidos por personalidades públicas. Ravi, por exemplo, ganhou destaque após ser o nome do segundo filho de influenciadores digitais nascido em 2024.
Movimento semelhante ocorreu com Maria Alice. O nome saltou da 13ª posição em 2021 para o 3º lugar em 2022, manteve-se entre os mais registrados em 2023
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público

Pix é normalizado após instabilidade em diversos bancos

Letalidade policial cresce em 17 estados do Brasil em 2025

TSE fará atualização de segurança em sistemas na segunda-feira

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda

STJ caminha para afastar ministro acusado de importunação sexual

Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria






