O "pacote" do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi anunciado na manhã desta segunda-feira (4). O projeto prevê mudanças em pelo menos 14 leis do Código Penal em vigor.
De acordo com matéria da Folha de São Paulo, o projeto envolve os códigos penal, processual e eleitoral, que inclui o item a criminalização do caixa dois, além de atingir as leis de execução penal e crimes hediondos. O "pacote" de Moro, entre outros temas, aborda também questões sobre o combate a organizações criminosas citando nominalmente PCC, Comando Vermelho e milícias.
O texto da equipe de Moro foi enviado à Casa Civil na última sexta-feira (1º) e será apresentada hoje a governadores e secretários de Segurança Pública, em breve a proposta segue ao Congresso para tramitação.
Na área penal, o texto prevê ainda a execução provisória para condenados em segunda instância e o aumento da efetividade dos tribunais de júri em caso de pena por homicídio. As medidas visam o endurecimento aos crimes ligados a armas de fogo, inclui a legislação para o uso do bem apreendido pelos órgão de segurança pública.
Em um vídeo divulgado pelo Ministério da Justiça, neste domingo (3), Moro avaliou seu "pacote" como sendo simples, mas objetivo. Ele destacou também o combate ao crime organizado. “Boa parte dos homicídios está relacionado ao tráfico de drogas”, afirmou Moro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Receita encurta prazo para entregar declaração do IRPF 2026

Homem é preso após queimar filho de 6 anos com mingau quente

Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem no Rio

Medida Provisória para renovação automática de CNH é prorrogada

Defesa de Bolsonaro espera novo laudo médico para pedir domiciliar

Sem acertadores, prêmio da Mega-Sena vai para R$ 105 milhões

Bolsonaro melhora função renal, mas marcadores inflamatórios sobem

Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral

Justiça Eleitoral alerta para golpe que usa nome do TSE em mensagens no WhatsApp


Um dos focos do ministro da Justiça é o crime organizado (Agência Brasil)



