A Câmara dos Deputados cancelou os passaportes diplomáticos dos ex-parlamentares Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após a cassação de seus mandatos. A medida, de caráter administrativo, também atingiu os passaportes das esposas e dos filhos dos ex-deputados, que deverão devolver os documentos emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.
Ambos perderam o mandato por ultrapassarem o limite de faltas permitido pela Constituição. A decisão não passou pelo plenário da Casa. No caso de Eduardo Bolsonaro, o excesso de ausências foi comprovado. Já em relação a Ramagem, o entendimento foi de que, por estar fora do país, ele também ultrapassaria o número máximo de faltas.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano. Segundo informações, ele viajou com o objetivo de articular sanções contra o Brasil, buscando apoio internacional para pressionar o país em meio ao processo que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso por tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo teria atuado junto ao governo Trump para a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e para a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Alexandre Ramagem, por sua vez, deixou o Brasil em meados de setembro, após ser condenado por envolvimento na trama golpista. De acordo com a Polícia Federal, ele teria utilizado o passaporte diplomático para fugir do país. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que o ex-deputado saiu do Brasil de forma clandestina, atravessando a fronteira com a Guiana.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público

Pix é normalizado após instabilidade em diversos bancos

Letalidade policial cresce em 17 estados do Brasil em 2025

TSE fará atualização de segurança em sistemas na segunda-feira

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda

STJ caminha para afastar ministro acusado de importunação sexual

Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria

Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem (Maria Agra e Bruno Spada/Agência Câmara)



