Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Brasil

Pesquisa da CNI indica que fim do período de demissões na indústria está próximo

O indicador varia de zero a cem pontos e, quando está abaixo dos 50 pontos mostra queda no emprego

26 outubro 2017 - 15h11Da redação com assessoria

O indicador do número de empregados na indústria alcançou 49 pontos em setembro, valor próximo aos 49,1 pontos registrados em agosto, informa a Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 26 de outubro.

O indicador varia de zero a cem pontos e, quando está abaixo dos 50 pontos mostra queda no emprego. Como está próximo da linha divisória, o índice indica que o fim das demissões está se consolidando, avalia a CNI. 

A pesquisa mostra ainda que, depois da forte alta de agosto, a produção diminuiu em setembro. O indicador de produção ficou em 48,1 pontos no mês passado. Embora ainda esteja abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o índice é superior aos 45,8 pontos registrados no mesmo mês do ano passado. "Ou seja, a redução da produção na passagem de agosto para setembro foi menos intensa em 2017 que no mesmo período de anos anteriores", diz a Sondagem.

Embora os resultados de setembro indiquem que a indústria está em recuperação, a utilização média da capacidade instalada ficou em 66% em setembro, um ponto percentual abaixo do registrado em agosto. Os estoques também estão pouco acima do planejado pelos empresários.

O índice de estoque efetivo em relação ao planejado aumentou 0,7 pontos em relação a agosto e alcançaram os 50,7 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos. Quando está acima dos 50 pontos, mostra estoques além do planejado.

CONDIÇÕES FINANCEIRAS - Com a recuperação da atividade, diminuiu a insatisfação com o lucro e a situação financeira das empresas. O índice de satisfação com o lucro operacional ficou em 41,8 pontos no terceiro trimestre. O valor é 5,4 pontos superior ao registrado no terceiro trimestre do ano passado. O índice de satisfação com a situação financeira subiu para 45,5 pontos e está 4 pontos acima do registrado em igual período de 2016.

Embora ainda estejam abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa a satisfação da insatisfação com as condições financeiras, os dois índices registram crescimento há seis trimestres consecutivos. Isso mostra que as condições financeiras das empresas estão em recuperação.

OBSTÁCULOS PARA EMPRESAS - A Sondagem Industrial mostra ainda os principais problemas enfrentados pelas indústrias no terceiro trimestre do ano. A elevada carga tributária, com 45,2% das respostas, ficou em primeiro lugar da lista. Em seguida, com 36,6% das assinalações, vem a demanda interna insuficiente e, em terceiro lugar, com 21% das menções, aparece a inadimplência dos clientes.

A pesquisa observa que o percentual de menções dos empresários sobre a falta de demanda interna caiu de 40,4% no primeiro trimestre para 39% no segundo trimestre e agora recuou para 36,6%. O mesmo ocorre com as menções à inadimplência dos clientes, cujo percentual de respostas alcançou 24,7% no quarto trimestre de 2016 e agora está em 21%.

Outro problema, cujo número de assinalações está diminuindo, é a taxa de juros elevada. Com as sucessivas reduções dos juros básicos da economia, as menções aos juros altos como obstáculo enfrentado pelas empresas, recuaram de 27,9% no quarto trimestre de 2016 para 18,2% no terceiro trimestre.

EXPECTATIVAS E INVESTIMENTOS - De acordo com a pesquisa da CNI, as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses são positivas. Os indicadores de expectativas para a demanda, a compra de matérias-primas e as exportações continuam acima dos 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo. Isso indica que os empresários esperam o aumento da demanda, da compra de matérias-primas e da quantidade exportada nos próximos seis meses.

O indicador de intenção de investimentos ficou em 49,6 pontos, praticamente estável em relação a agosto. "Ainda assim, com o resultado, o índice passa a marcar o maior valor desde fevereiro de 2015. O índice é 6,1 pontos maior que o de outubro de 2016", afirma a Sondagem Industrial.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lançado em novembro de 2020, o Pix somava, no fim de novembro, 178,9 milhões de usuários
Brasil
Pix supera 300 milhões de transações em um único dia
Tainara Souza Santos ficou gravemente ferida no sábado (29)
Brasil
Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada
STF Fachada e Estátua da Justiça -
Justiça
Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país
Daniel Vorcaro deixando a prisão
Brasil
CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master
Presidente Lula sanciona Lei
Brasil
Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos
Cadeia publica -
Brasil
Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ
Foto -
Política
Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal
Ministro Gilmar Mendes -
Política
Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF
Reprodução / Vídeo
Política
Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral
Exército Brasileiro /
Justiça
Justiça garante a militares transgênero uso do nome social nas Forças Armadas

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica