A Polícia Federal (PF) toma hoje (23) o depoimento de militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que foram identificados em imagens gravadas dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. As oitivas estão sendo realizadas na sede da corporação em Brasília.
A PF intimou nove militares identificados nas gravações pelo ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, após assumir o cargo. Os nomes dos servidores não foram divulgados oficialmente.
Na sexta-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, determinou que todos fossem ouvidos pela PF no prazo de 48 horas.
A medida foi tomada após as gravações de câmeras de segurança do Planalto, divulgadas pela CNN Brasil, mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos. Dias pediu demissão do cargo após o surgimento das imagens.
Moraes também determinou a quebra do sigilo das imagens captadas durante a invasão do Palácio do Planalto para envio à investigação que está em andamento no STF.
As imagens estavam em poder do GSI e foram utilizadas como provas iniciais para justificar a abertura de sindicância contra os envolvidos.
* Com informações da Agência Brasil
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Entenda o que são 'redpill' e outros termos de ódio contra mulheres

Política de proteção a animais resgatados em desastres agora é lei

Câmara aprova uso de spray de pimenta para autodefesa de mulheres

Banco Central liquida fintech Dank por irregularidades e crise financeira

Brasil e África do Sul formalizam cooperação em defesa por decreto

Com pedido de vista de Zanin, julgamento de Silas Malafaia no STF é suspenso

Proposta autoriza isenção de ISS para serviços da Copa do Mundo Feminina

Anvisa aprova medicamento para crises de epilepsia farmacorresistente

Laudo do IML aponta lesões na face e pescoço de policial baleada em SP


Sede da Polícia Federal em Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)



