Menu
Menu
Busca segunda, 04 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Saúde

Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV

Tecnologia portátil será usada no CEDIP e no CTA e deve ampliar o rastreamento da tuberculose e de outras doenças respiratórias

12 março 2026 - 16h12Taynara Menezes

Campo Grande passou a contar com um equipamento de raio-X com Inteligência Artificial que permite a realização de exames com resultado inicial praticamente em tempo real, contribuindo para o diagnóstico de doenças respiratórias, especialmente entre pessoas vivendo com HIV/Aids.

A tecnologia integra o Projeto A Hora é Agora, voltado à linha de cuidado do HIV, e será utilizada prioritariamente no Centro Especializado em Doenças Infectoparasitárias (CEDIP) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Para a implantação da ferramenta, profissionais das equipes assistenciais e de gestão participaram de treinamento sobre o manuseio do equipamento, interpretação dos resultados gerados pela inteligência artificial e integração ao fluxo de atendimento.

O equipamento é portátil, pesa cerca de 3,5 quilos e pode ser montado em diferentes espaços, além de suportar pacientes de até 300 quilos. O sistema também possui tecnologia de grade virtual que auxilia na análise das imagens.

De acordo com o especialista da Fujifilm, Fernando Operman, o principal objetivo da ferramenta é o rastreamento da tuberculose, mas ela também ajuda na identificação de outras doenças respiratórias, como pneumonia, pneumotórax, nódulos pulmonares e lesões malignas, com precisão entre 97% e 99% para achados comuns em exames de tórax.

A tecnologia faz parte da estratégia Radiografia Rápida com Inteligência Artificial (RAIA), que combina um aparelho de raio-X ultraportátil com um software de Detecção Assistida por Computador, permitindo realizar o exame próximo ao paciente com interpretação inicial imediata.

Para o infectologista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Filipe Perine, o novo equipamento deve reduzir o tempo entre o exame e o início do tratamento, além de ampliar o acesso ao diagnóstico entre pessoas mais vulneráveis. A expectativa é fortalecer o cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids e ampliar o rastreamento precoce da tuberculose, uma das principais causas de morte nesse grupo.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campus Três Lagoas desenvolve soluções tecnológicas para a saúde pública por meio do PET-Saúde -
Tecnologia
Tecnologia desenvolvida em MS ganha destaque nacional na saúde pública
Hospital da Vida
Saúde
Dourados confirma 9ª morte por chikungunya em meio a surto da doença
Higienização das mãos
Saúde
Humap promove campanha por higienização das mãos no dia 5 de maio
Foto: Myke Sena/MS
Saúde
HIV/Aids causou mais de 50 mortes em Campo Grande em 2025, aponta MPMS
'Ju', como é conhecida precisa de leito hospitalar - Foto: Arquivo Pessoal
Saúde
Entre idas e vindas na UPA, porteira aciona Justiça para garantir internação em UTI
Nos dois primeiros dias da campanha, apenas 397 pessoas procuraram as unidades de saúde
Saúde
Baixa adesão à vacina contra chikungunya preocupa autoridades em Dourados
Foto: Reprodução / Relatório / CRMV-MS
Saúde
Ministério Público arquiva investigação sobre suposto 'extermínio' no CCZ da Capital
Divulgação / Instituto Butantan
Saúde
Butantan recruta voluntários em Campo Grande para teste de vacina contra gripe
Pátio Central Shopping
Saúde
Já se vacinou? Sábado terá plantão de vacinação contra Influenza no Centro da Capital
A nova estrutura amplia a capacidade de atendimento da instituição
Saúde
Hospital de Câncer inaugura 5º andar com 32 novos leitos em Campo Grande

Mais Lidas

Foto: Rodrigo Tammaro
Clima
Capital terá queda nas temperaturas e pode registrar frio abaixo de 10°C na próxima semana
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia
Fazenda Churrascada Campo Grande - Foto: Reprodução/Google
Justiça
Justiça manda Fazenda Churrascada suspender shows e música no Parque dos Poderes
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2