As ações da Alpargatas, controladora da marca Havaianas, operam em queda nesta segunda-feira (22) na B3, em meio à repercussão política de uma campanha publicitária da fabricante nas redes sociais.
Por volta das 13h, os papéis registravam recuo de aproximadamente 1,37%. No início do pregão, as perdas chegaram a cerca de 3%, mas foram amenizadas ao longo da manhã.
A desvalorização ocorre após críticas de políticos e grupos conservadores à nova campanha da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, a atriz comenta expectativas para o próximo ano e faz uma brincadeira com a expressão “pé direito”.
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar. A sorte não depende de você. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés”, diz a atriz em um dos trechos do anúncio.
Setores da direita interpretaram a mensagem como um posicionamento político e passaram a defender o boicote à marca. Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro afirmou considerar a sandália um “símbolo nacional”, mas criticou a escolha da garota-propaganda, a quem classificou como “de esquerda”. Em vídeo, o ex-deputado aparece descartando um par de Havaianas.
Outros parlamentares, como Bia Kicis (PL-DF) e Capitão Alberto Neto (PL-AM), também reforçaram o movimento de boicote. Em Mato Grosso do Sul, o deputado Rodolfo Nogueira aderiu às críticas.
Reação da base governista
Em resposta, parlamentares alinhados ao governo federal saíram em defesa da marca e da campanha. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, afirmou que pretende comprar novos pares da sandália e utilizá-los como presente de Natal. “Quem é brasileiro sabe o que é bom. Ainda estamos aqui, Fernanda Torres. Democracia é valor que não se negocia”, escreveu.
Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também se manifestaram publicamente em apoio à marca nas redes sociais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público

Pix é normalizado após instabilidade em diversos bancos

Letalidade policial cresce em 17 estados do Brasil em 2025

TSE fará atualização de segurança em sistemas na segunda-feira

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio em Curitiba

Dieese aponta que 10 milhões de trabalhadores ficam isentos do Imposto de Renda

STJ caminha para afastar ministro acusado de importunação sexual

Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria

Fernanda Torres no comercial da Havaianas 



