Uma Portaria publicado pelo Ministério dos Povos Indígenas na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), instituiu o Programa "Inglês para Jovens Líderes Indígenas", a fim de promover a capacitação linguística básica em inglês de jovens lideranças indígenas.
Medida vem após a criação de um grupo de trabalho para preparar e articular ações interinstitucionais para a participação indígena na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Com a qualificação em inglês, os líderes ficam aptos a participarem de fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos, "em particular com o objetivo de fortalecer a participação, a atuação e a incidência de jovens líderes indígenas em eventos globais, como a COP da Mudança Climática, e outros temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais".
O Programa consistirá de curso de língua inglesa, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, escrita, escuta e fala em nível básico, tendo como meta o acompanhamento de negociações internacionais, por meio de aulas ao vivo à distância, com metodologia interativa e levando em consideração a interculturalidade da relação de aprendizagem estabelecida.
Poderão participar do programa, studantes selecionados para participar do Programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global; servidores indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, com idades entre 18 e 40 anos.
Caberá à Embaixada dos Estados Unidos arcar com as despesas do presente Programa, exclusivamente por meio da contratação por seus próprios meios de instituição prestadora do serviço de que trata a presente Portaria.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Agricultura investiga novos focos de gripe aviária em mais dois estados

Expulso da Bolívia, sucessor de Marcola 'passa' por MS antes de ser levado para o DF

Meninas com deficiência são mais vulneráveis a violência sexual

"Uma pessoa como Pepe Mujica não morre", diz Lula em velório do ex-presidente uruguaio

Brasil confirma primeira gripe aviária em granja comercial e China suspende importação

Beneficiários com aumento de renda terão menos tempo de Bolsa Família

Funerária é investigada por suspeita de forjar mortes em fraudes do INSS

Com acordos de 50 anos e investimento de R$ 1 bi, Lula aponta avanços com a China

Com aval do STF, Waldir Neves retorna ao TCE-MS mesmo respondendo por corrupção
