Diante da elevação no nível dos rios e do aumento das chuvas nos últimos dias, a Prefeitura de Porto Alegre informou que iniciou, na tarde desta sexta-feira (20), o fechamento preventivo de três comportas do sistema de proteção contra cheias da cidade.
A medida foi adotada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) como precaução, apesar dos prognósticos indicarem que a cota de inundação não será atingida.
As comportas 11, 13 e 14, localizadas na avenida Castelo Branco, estão atualmente em obras e estão sendo lacradas com "bags", sacos de areia com aproximadamente uma tonelada cada. Por conta da demora para a instalação dessas barreiras temporárias, a ação foi antecipada.
A comporta 12, que também está em obras, permanecerá aberta por ora, para evitar maiores impactos na mobilidade urbana, segundo a prefeitura.
As comportas em funcionamento, com portões metálicos, seguem operando normalmente e podem ser fechadas em menos de uma hora se necessário. Todas passaram por testes recentes.
Nível do Guaíba e impactos
O lago Guaíba atingiu a marca de 2,26 metros no Cais Mauá na manhã de sexta-feira. A cota de inundação na região é de 3 metros. Segundo a prefeitura, os modelos hidrológicos não indicam risco iminente de transbordamento, mas o monitoramento segue constante.
Enquanto isso, a situação já é mais crítica na Região das Ilhas, onde o Rio Jacuí transbordou e alagou ruas da Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago. A Defesa Civil emitiu alerta de inundação para a área, com previsão de pico entre sexta e sábado (21).
Alguns moradores decidiram sair de casa por precaução, mas outros continuam nas residências.
Chuvas já causaram mortes no estado
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já causaram três mortes e deixaram mais de 6,5 mil pessoas fora de casa, entre desabrigados e desalojados, de acordo com dados atualizados da Defesa Civil.
As autoridades seguem em alerta e orientam a população a acompanhar os comunicados oficiais e a se dirigir a abrigos temporários em caso de risco iminente de inundação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos


Comportas 11, 13 e 14, localizadas na avenida Castelo Branco, estão em obras e serão fechadas pelas chamadas "bags" (Prefeitura de Porto Alegre)



