Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Brasil

Primavera começa hoje com chuva e risco de granizo em MS

23 setembro 2011 - 09h37Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta sexta-feira, 23 de setembro, início oficial da estação mais florida, a Primavera, tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, trovoadas e possibilidade de queda de granizo no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Demais áreas, parcialmente nublado a nublado, passnado a encoberto com pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura em declínio, com mínima de 16 graus e máxima de 31 graus.

A primavera, que teve início às 6h04 de Mato Grosso do Sul, só termina no dia 22 de dezembro, às 2h30. Conforme informações da Estação meteorológica da Universidade Anhanguera-Uniderp, historicamente, a média de precipitações aumenta durante a estação, revelando um período com risco acentuado de cheias em córregos, rios e enchentes. Neste ano, no entanto, a perspectiva é que a chuva seja mais irregular, não se descartando até mesmo problemas de baixo índice de precipitação em novembro, período mais próximo ao verão.

"Mas ainda assim, há possibilidade de chuvas fortes ao longo da estação em 2011. Vale lembrar que a primavera de 2007, ano com condições semelhantes a 2010, a Primavera foi marcada por tempestades destrutivas de vento e granizo", observa o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

As temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados, algumas vezes, acima dos 38 graus na Capital e próximo dos 40 graus no Oeste e Norte do Estado, em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. "A previsão de altas temperaturas em outubro até meados de novembro associadas à ocorrência de chuvas fortes, quando há possibilidade de alto calor no solo pode potencializar a eclosão de larvas do mosquito da dengue", afirma o meteorologista.

A umidade relativa do ar deve se elevar e normalizar a partir de meados de outubro. Até o final de setembro a ocorrência de índices abaixo dos 20% ainda pode ocorrer, principalmente, nas regiões norte e central do Estado. Já com relação aos raios ultravioleta, a tendência é que aumentem gradativamente, podendo chegar aos valores máximos várias vezes por mês.

Chuvas em MS – Norte e Oeste

Dentro da normalidade e médias de chuvas em torno de 05% acima da média histórica. Centro e Leste - chuvas devem ficar dentro da média histórica. Em Campo Grande, espera-se 70 mm em setembro, 130 mm em outubro e 165mm em novembro. Sul, Sudeste e Sudoeste - chuvas próximas da média, podendo chegar até 10% abaixo da média. "Alerta para falta de chuva na região Sudoeste, entre Bela Vista, Ponta Porã até Amambaí. Esses municípios podem ficar com falta de chuva em setembro e persistir estiagens de 15 a 20 dias", destaca Natálio Abrahão. Predomínio de pancadas de chuva no período da tarde, com maior incidência nas regiões Sul, Sudeste e Central.

"Não se descarta Complexos Convectivos de Meso-escala (CCMS), fenômenos ou sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos, com ventos de rajadas acima dos 80kmh. No final de outubro e início de novembro, as chuvas devem vir com raios e trovoadas fortes em todas as regiões com menor probabilidade no oeste do Estado", ressalta o meteorologista.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Quatro morrem em colisão entre caminhão e ambulância da cidade de Marco, no Ceará
Brasil
Colisão entre ambulância que carregava pacientes e caminhão deixa quatro mortos
Deputada federal Carla Zambelli
Brasil
Zambelli teve ajuda de R$ 285 mil em 'vaquinha' antes de sair do país
Presidente Lula e ministros assinam ato em cerimônia no Palácio do Planalto
Brasil
Lula anuncia aporte de R$ 825,7 milhões ao Fundo Amazônia
Presidente Lula conversa com jornalistas
Brasil
"Inadmissível", diz Lula sobre ameaças dos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes
Previdência Social
Brasil
Governo fará concurso para cargos do INSS
Imagem da imigração no aeroporto de Lisboa
Brasil
Convidados a se retirar: Mais de 5 mil brasileiros serão notificados a deixar Portugal
Ministro Fernando Haddad
Brasil
Antes da viagem de Lula, Haddad apresentará pacote para substituir alta do IOF
Lula e Macron durante Assembleia da ONU, em Nova York
Brasil
Visita de Lula à França deve trazer nova parceria para a COP30
Mulher processa empresa que negou auxílio-maternidade por bebê reborn
Brasil
Mulher processa empresa por negar licença-maternidade para cuidar de bebê reborn
Foto: Reprodução
Brasil
JD1TV: Cavalos passeiam dentro de hospital no Rio

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande