A produção de petróleo no Brasil deve começar a entrar em declínio a partir de 2031, caso não sejam abertas novas frentes exploratórias, devido ao esgotamento gradual das reservas do pré-sal, aponta o Plano Decenal de Energia, atualizado anualmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Segundo o documento, o auge da produção ocorrerá na virada da década. Em 2030, a previsão é de 5,3 milhões de barris por dia, sendo quase dois terços provenientes do pré-sal.
A partir de 2031, porém, a produção começaria a cair, chegando a 5,1 milhões de barris por dia. Em 2034, último ano das projeções apresentadas, o volume diminuiria para 4,4 milhões de barris por dia.
Diante desse cenário, o governo brasileiro aposta na abertura da Margem Equatorial como principal frente de exploração para os próximos anos.
Caso isso não ocorra, o Brasil poderia voltar a ser importador líquido de petróleo até 2035, alertou Cristiano Pinto da Costa, CEO da Shell no país.
“É um cenário que me preocupa. As bacias de Santos e Campos já dão sinais de exaustão”, disse Costa, destacando que, enquanto na década de 2000 eram perfurados mais de 150 poços por ano, em 2024 foram apenas seis novas perfurações. “Se não revertermos esse declínio, a tendência é de esgotamento”, completou.
Um documento interno do Ministério de Minas e Energia (MME) reforça que, sem investimentos na Margem Equatorial e em outras áreas exploratórias, a produção brasileira de petróleo cairá de forma acelerada nas próximas décadas.
As projeções indicam que em 2040 a produção chegaria a 2,5 milhões de barris/dia, em 2045 a 1,4 milhão e em 2050 apenas 800 mil barris/dia, caindo para 500 mil em 2055.
A Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME estima que essa queda poderia representar uma perda de R$ 3 trilhões em royalties e participações especiais ao longo de três décadas, reforçando a necessidade de investimentos estratégicos para manter a autossuficiência energética do país.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras (Fernando Frazão/Agência Brasil)



