Uma das 'cartas' que empresário pretendem usar nos diálogos com autoridades americanas é a possibilidade do Brasil ampliar sua relação com a China, diante da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Conforme a CNN, a ideia dos produtores é justamente mostrar a empresas e autoridades americanas que, se o objetivo das tarifas é afastar o Brasil de discursos ligados à desdolarização, o efeito pode ser o oposto.
A abordagem parte do princípio de que as tarifas têm um contexto mais político e geopolítico do que econômico. No entanto, nem o setor privado, nem os senadores envolvidos têm acesso direto à Casa Branca.
Na carta em que anunciou a tarifa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um tom político ao citar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, em outras ocasiões, Trump já ameaçou sobretaxar países do Brics ou que adotem medidas “antiamericanas”.
Em agendada solicitada pelos americanos na quarta-feira (23), autoridades brasileiras do setor mineral e representantes do governo dos Estados Unidos se reuniram para debater um possível acordo entre os países na área dos minerais críticos, mercado é dominado quase exclusivamente pela China. Reduzir a dependência em relação a Pequim tem sido uma das prioridades da nova gestão Trump.
No caso do agro, que responde por três dos dez produtos mais exportados do Brasil aos EUA, a estratégia segue a mesma linha. O agronegócio brasileiro tem estreitado como nunca os laços com a China, principal destino das exportações do setor.
Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pequim, em maio, os países firmaram 20 acordos bilaterais, seis deles ligados diretamente ao setor agropecuário.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral

Justiça garante a militares transgênero uso do nome social nas Forças Armadas


Assinatura de acordo BrasilxChina em Pequim (GOV)



