Menu
Menu
Busca segunda, 14 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Brasil

Suspeito de fraude eleitoral, assessor do Turismo é detido pela PF

Martins é suspeito de integrar esquema que fraudava candidaturas em Minas Gerais

27 junho 2019 - 14h15Rauster Campitelli, com informações da Agência Brasil

A PF (Polícia Federal) deteve em Brasília, nesta quinta-feira (27), o assessor especial do Ministério do Turismo, Mateus Von Rondon Martins. Suspeito de integrar um suposto esquema que fraudava candidaturas eleitorais em Minas Gerais, Martins é sócio-fundador de uma empresa de serviços de internet e marketing criada em 2013, cujas atividades encerrou em janeiro deste ano, pouco antes de se tornar assessor direto do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Martins foi detido na casa em que mora em Brasília. Outros dois ex-assessores do ministro do Turismo também foram presos em caráter temporário nesta mesma operação, sendo eles Robertinho Soares e Haissander Souza de Paula, que foram assessorres de gabinete do ministro Marcelo Álvaro Antônio quando este foi deputado federal, entre 2015 e 2019. Atualmente, Soares é secretário do PSL em Minas Gerais.

Segundo a PF, além dos três mandados judiciais de prisão temporária, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Brasília, Governador Valadares (MG) e Ipatinga (MG). Computadores, documentos e telefones celulares foram apreendidos e serão inspecionados a fim de ajudar no esclarecimento das suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos públicos em campanhas eleitorais femininas do PSL em Minas Gerais.

A suspeita é de que, nas eleições de 2018, o diretório do PSL em Minas Gerais inscreveu para disputar o pleito mulheres cujas candidaturas seriam uma forma de a legenda receber verbas públicas por meio do FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), o fundo partidário. Parte deste dinheiro teria sido então desviada para empresas de pessoas ligadas ao diretório estadual do PSL.

O caso está sendo investigado pela PF e pelos ministérios públicos em Minas Gerais e em Pernambuco – onde também surgiram indícios de fraudes envolvendo candidaturas locais do PSL. Ao menos uma candidata filiada ao PSL, Zuleide Oliveira, afirmou em depoimento que foi convidada a disputar as últimas eleições apenas para completar a cota partidária de mulheres, tendo se comprometido a devolver ao partido parte do dinheiro que receberia.

Já há um inquérito tramitando em segredo de Justiça na 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Em abril deste ano, a pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça Eleitoral de Minas Gerais autorizou o cumprimento dos mandados judiciais expedidos na primeira fase da Operação Sufrágio Ostentação, incluindo prisões temporárias de outros alvos da investigação.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Agronegócios Online
Brasil
Medida provisória é assinada para evitar aumento na conta de luz
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República do Brasil
Brasil
Medidas do decreto de reciprocidade de tarifas devem ser publicadas até terça (15)
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta -
Política
Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação
Criança caiu de uma altura de 70 metros
Brasil
Criança que caiu em cânion no Rio Grande do Sul é encontrada morta
Imagem Ilustrativa do INSS -
Brasil
Fraude no INSS: grupo especial terá valores devolvidos automaticamente
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Brasil
Após tarifa de Trump, Brasil anuncia reciprocidade e contesta alegação de déficit dos E.U.A
Lula
Brasil
Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Brasil
Uso da Força Nacional no Pantanal é prorrogado
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima
Brasil
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima
Sede da Anvisa
Brasil
Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande