Menu
Menu
Busca segunda, 21 de julho de 2025
Cidade

Acidentes de trabalho em MS aumentaram 175% em quatro anos

Campo Grande aparece como a 25ª cidade com mais registros no país

26 abril 2025 - 17h53Luiz Vinicius

Mato Grosso do Sul teve um aumento bastante expressivo no número de acidentes de trabalho - cerca de 175% nos últimos quatro anos, conforme dados Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, com base em notificações no Sinan (Sistema de Informação de Agravos e Notificações).

Somente no ano passado, foram registrados 14.158 notificações relacionadas ao trabalho, apontando um crescimento de 19% em relação ao ano de 2023, quando ocorreram 11.831 casos.

Porém, em dados gerais, nos últimos quatro anos, houve um aumento significativo de 175% nos casos de acidentes de trabalho. Esse aumento, por exemplo, coloca Campo Grande como a 25ª cidade com mais registros de acidentes no trabalho no país.

Os principais agravos notificados incluem: acidente de trabalho grave, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, acidente de trabalho com exposição a material biológico, intoxicação exógena relacionada ao trabalho, LER/DORT, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses relacionadas ao trabalho, transtornos mentais relacionados ao trabalho e acidente de trabalho grave envolvendo crianças e adolescentes.

Segundo o TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho), os dados no Sinan refletem os casos de acidente de trabalho que foram notificados ao Ministério Público e não refletem a a totalidade dos casos, "pois muitos não chegam a ser notificados aos órgãos competentes".

O relatório mostra, ainda, que os casos de adoecimento mental no ambiente de trabalho vêm aumentando em Mato Grosso do Sul. No ano passado, foram concedidos 6.982 benefícios previdenciários por saúde mental – um aumento de 52% em comparação a 2023, quando foram registrados 4.597 auxílios-doença acidentários pelos mesmos motivos.

Em 2024, cerca de 30% dos afastamentos por saúde mental foram por depressão e outros 33% por transtornos de ansiedade. Entre os setores com maior número de notificações estão administração pública (17%), os serviços hospitalares (14%) e o setor bancário (8%). 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Monumento dos Tuiuiús será reinaugurado no aniversário de Campo Grande
Cidade
Monumento dos Tuiuiús será reinaugurado no aniversário de Campo Grande
Obra contra enchentes na Ernesto Geisel atinge 50% de execução
Cidade
Obra contra enchentes na Ernesto Geisel atinge 50% de execução
Publicada classificação do processo seletivo para encanador, eletricista e contador
Cidade
Publicada classificação do processo seletivo para encanador, eletricista e contador
Foto: Divulgação
Cidade
Curso gratuito de corte e costura está com inscrições abertas na Capital
Incêndios podem se tornar mais frequentes nesse semestre
Cidade
MS reforça ações contra queimadas e multas podem chegar a R$ 10 mil por hectares
Vários serviços foram ofertados a população
Cidade
Ação Cidadania atendeu mais de 11 mil pessoas nas Moreninhas
Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em MS, Cândice Gabriela Arosio
Cidade
Assédio no trabalho e valorização de servidores são temas de encontro em MS
Ação acontece no Jacques da Luz
Cidade
'Ação Cidadania #TodosPorElas' acontece hoje com grande estrutura nas Moreninhas
Veja quais ruas estarão interditadas durante fim de semana em Campo Grande
Cidade
Veja quais ruas estarão interditadas durante fim de semana em Campo Grande
Semana da Atitude 2024
Cidade
Idosos terão momento de conexão com a '2ª Semana da Atitude'

Mais Lidas

Leonardo foi morto a facadas
Polícia
Marido mata ex-amante da esposa a facadas em Campo Grande
Polícia Civil vai investigar o caso
Polícia
Pai de santo é denunciado por suspeita de assédio em Campo Grande
O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira
Polícia
JD1TV: Video mostra pistoleiro atirando contra traficante e usuário de drogas na Nhanhá
Preta Gil morre aos 50 nos EUA
Geral
Preta Gil morre aos 50 nos EUA